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GUERRA CULTURAL DIGITAL



            GUERRAS CULTURAIS


            CRESCEM NAS REDES


            SOCIAIS



                                            Por que ataques a instituições culturais e obras de
                                            arte são usadas como instrumentos da direita, a
                                            partir de algoritmos que valorizam discursos de ódio

                                            por fabio cypriano



            em janeiro passado, uma vereadora do pl de For- síntese, trata-se de uma cruzada que visa evitar toda
            taleza gravou um vídeo, que rapidamente viralizou,  forma de autonomia dos cidadãos e cidadãs para que
            atacando a Pinacoteca do Ceará por exibir supostas   se sujeitem ao sistema neoliberal sem questionamento
            obras contra a moral cristã e a adequada formação   e usando a sensação do pânico como método – uma
            das crianças. Sem explicar que tais trabalhos estão   estratégia de apelo emocional, portanto difícil de ser
            em áreas com sinalização específica sobre a clas- contraposta com argumentos racionais.
            sificação etária indicativa, seguindo parâmetros de   No Brasil, Olavo de Carvalho (1947-2022) foi um
            regras federais, a parlamentar do Partido Liberal, cujo   dos grandes porta-vozes dessas guerras, chegando a
            presidente esteve recentemente preso envolvido nos   influenciar milhares de pessoas e até mesmo a indicar
            atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, acusou o pt,  ministros de Estado no início do governo Bolsonaro.
            responsável pelo governo do Ceará e, consequente- Trata-se, como afirma Hunter, da disputa pelo presen-
            mente pela gestão da Pinacoteca, usando uma típica   te e o futuro: “Em última análise, a batalha por esse
            retórica de ódio, para usar uma pauta de costumes   território simbólico revela um conflito sobre visões de
            de forma eleitoreira. Afinal, apesar da exposição com   mundo – sobre quais padrões nossas comunidades e
            tais obras estar aberta há mais de um ano, a vereadora   nossa nação viverão; sobre o que consideramos ser
            causa a controvérsia no início de 2024, quando há  ‘de valor duradouro’ em nossas comunidades; sobre o
            eleições municipais no país. Coincidência?      que consideramos uma representação justa de nossos
               Essas ações são uma espécie de reflexo tardio do   tempos, e assim por diante”.
            que o sociólogo norte-americano James Davison Hun-  As guerras culturais, contudo, são uma explícita
            ter diagnosticou no livro Culture Wars: the Struggle to   estratégia de movimentos conservadores que perde-
            define America, publicado em 1991 e sem tradução no   ram o controle da narrativa no campo da cultura e da
            Brasil. Apropriando-se da expressão alemã Kulturkampf   arte, no qual ideias libertárias e progressistas passa-
            (guerra cultural), conceito usado pela campanha contra   ram a dominar os debates, especialmente a partir dos
            a influência da igreja católica realizada pelo chanceler  movimentos de contracultura dos anos 1960/70. Como
            Otto von Bismarck, entre 1871 e 1878, Hunter observou   tais valores estão intrinsicamente associados aos par-
            como seu país se polarizava em manifestações contra   tidos de esquerda, foi necessário que conservadores
            o aborto, contra a arte e contra o feminismo, para citar  buscassem estratégias para questionar esse campo
            algumas. Mais recentemente, jornadas difamando pro- e, então, junta-se em um mesmo pacote os avanços
            cessos eleitorais e contra vacinas podem ser observadas   sobre questões identitárias, a pedagogia do oprimido
            também no contexto de guerras culturais.        de Paulo Freire, a arte contemporânea, vacinas e o
               Mais do que uma simples oposição entre propostas   aborto, para citar os principais focos dessas guerras.
            conservadoras ou progressistas, os agentes dessa   Contudo, o objetivo efetivo, mesmo que baseado na
            guerra se utilizam de lógicas que rechaçam a ciência e   pauta dos costumes, é simplesmente buscar descons-
            mesmo o bom senso, caracterizando-se por denunciar  truir o charme das propostas libertárias da esquerda
            perigos inexistentes a partir de informações falsas. Em   através do medo: “Eles vão destruir nossas famílias”.

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