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exposição São PAUlo
CONEXÃO E DIÁLOGO
Num processo de acúmulo de camadas que
conversam entre si, mostra Lugar-comum,
do MAC USP, propõe uma desierarquização
de obras e agentes da arte
por maria hirszman
lugar-coMuM, exposição realizada pelo Museu de cromática e formal entre Lucio Fontana, Alexander Calder
Arte Contemporânea da USP (mAC USP), é um exercício e Emmanuel Nassar e a ênfase na intensa relação entre
de conexão e diálogo que nasce de um projeto voltado arte e o mundo do trabalho presente nas gravuras de
para a desierarquização de obras e agentes, misturando Renina Katz e na instalação de Laercio Redondo. Curio-
categorias e agregando novas camadas poéticas ao samente, há inclusive duas obras que compartilham o
longo do tempo. O processo se desdobrou por vários mesmo título, Foi Assim que me Ensinaram, adotado
meses e foi organizado em três diferentes fases de tanto por Flávio Cerqueira como por Felipe Cama. A
trabalho. No Ato 1, 12 artistas de diferentes gerações natureza-morta e, de forma mais ampla, uma relação
e linguagens foram convidados a selecionar e mostrar afetiva com o mundo das coisas e dos objetos, permeia
criações de autoria própria e pertencentes ao acervo praticamente toda a exposição, ecoando nas obras de
para exibir. No Ato 2, esses mesmos artistas assumiram Eleonore Koch, Giorgio Morandi, Marcelo Zocchio, Nina
o papel de curadores e pinçaram obras da coleção e Moares, Sidney Amaral, Yozo Yamaguchi, entre outros.
de autorias diversas para serem exibidas junto com o Outro destaque desse processo subjetivo de valorização
primeiro conjunto. Já no Ato 3, que pode ser visitado e ressignificação do acervo – como lugar não apenas
até agosto de 2023 e reúne cerca de 150 obras, foram de guarda e preservação, mas também de fonte para
incorporadas ainda escolhas feitas por esse colegiado, novas investigações – é o painel de desenhos de Di
mais a equipe curatorial do museu e seis outros artistas Cavalcanti selecionados por Carmela Gross dentre
e curadores convidados. É possível identificar por meio os cerca de cinco mil trabalhos em papel do artista
do sistema de legendas o momento de incorporação de modernista presentes nesse acervo.
determinado trabalho, bem como qual artista foi respon- Enfatizando o caráter processual e polifônico de
sável por sua inclusão, caso o visitante tenha interesse Lugar-comum, Marta Bogéa, Helouise Costa e Ana
em adentrar mais a fundo nos bastidores do processo. Magalhães, que respondem pela curadoria do museu
O resultado concreto não foi uma, mas três exposi- e pela coordenação geral da mostra, relembram como
ções sucessivas, que foram sendo adensadas a partir a exposição de certa forma resgata o legado de Walter
das contribuições. A cada ato – como são chamadas as Zanini. Vista como uma espécie de “mito de origem” do
fases pela montagem – novas adições foram trazidas à museu, a gestão do crítico à frente da instituição está
luz. Peças icônicas ganharam diferentes configurações explicitamente representada pelo resgate – proposto
e convergências pouco evidentes se estabeleceram, por Rosângela Rennó a partir da leitura de um texto de
gestando um modelo mais horizontal e complexo para Helouise Costa –, da mostra Fotógrafos Desconhecidos,
se pensar os ocultos nexos poéticos e formais da organizada por ele em 1972. Edital público, teve 263
produção moderna e contemporânea. inscritos. Depois de uma série de desentendimentos
São muitos os encontros improváveis decorren- entre os jurados, optaram por eliminar qualquer critério
tes desse processo. Dentre eles estão a aproximação de exclusão e exibir todos os trabalhos apresentados. A
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