Page 56 - ARTE!Brasileiros #60
P. 56

exposição São PAUlo












            CONEXÃO E DIÁLOGO




                                    Num processo de acúmulo de camadas que
                                    conversam entre si, mostra Lugar-comum,
                                    do MAC USP, propõe uma desierarquização
                                    de obras e agentes da arte

                                    por maria hirszman



            lugar-coMuM, exposição realizada pelo Museu de   cromática e formal entre Lucio Fontana, Alexander Calder
            Arte Contemporânea da USP (mAC USP), é um exercício   e Emmanuel Nassar e a ênfase na intensa relação entre
            de conexão e diálogo que nasce de um projeto voltado   arte e o mundo do trabalho presente nas gravuras de
            para a desierarquização de obras e agentes, misturando   Renina Katz e na instalação de Laercio Redondo. Curio-
            categorias e agregando novas camadas poéticas ao   samente, há inclusive duas obras que compartilham o
            longo do tempo. O processo se desdobrou por vários   mesmo título, Foi Assim que me Ensinaram, adotado
            meses e foi organizado em três diferentes fases de   tanto por Flávio Cerqueira como por Felipe Cama. A
            trabalho. No Ato 1, 12 artistas de diferentes gerações   natureza-morta e, de forma mais ampla, uma relação
            e linguagens foram convidados a selecionar e mostrar  afetiva com o mundo das coisas e dos objetos, permeia
            criações de autoria própria e pertencentes ao acervo   praticamente toda a exposição, ecoando nas obras de
            para exibir. No Ato 2, esses mesmos artistas assumiram   Eleonore Koch, Giorgio Morandi, Marcelo Zocchio, Nina
            o papel de curadores e pinçaram obras da coleção e  Moares, Sidney Amaral, Yozo Yamaguchi, entre outros.
            de autorias diversas para serem exibidas junto com o  Outro destaque desse processo subjetivo de valorização
            primeiro conjunto. Já no Ato 3, que pode ser visitado  e ressignificação do acervo – como lugar não apenas
            até agosto de 2023 e reúne cerca de 150 obras, foram  de guarda e preservação, mas também de fonte para
            incorporadas ainda escolhas feitas por esse colegiado,  novas investigações – é o painel de desenhos de Di
            mais a equipe curatorial do museu e seis outros artistas   Cavalcanti selecionados por Carmela Gross dentre
            e curadores convidados. É possível identificar por meio   os cerca de cinco mil trabalhos em papel do artista
            do sistema de legendas o momento de incorporação de   modernista presentes nesse acervo.
            determinado trabalho, bem como qual artista foi respon-  Enfatizando o caráter processual e polifônico de
            sável por sua inclusão, caso o visitante tenha interesse   Lugar-comum, Marta Bogéa, Helouise Costa e Ana
            em adentrar mais a fundo nos bastidores do processo.  Magalhães, que respondem pela curadoria do museu
               O resultado concreto não foi uma, mas três exposi- e pela coordenação geral da mostra, relembram como
            ções sucessivas, que foram sendo adensadas a partir  a exposição de certa forma resgata o legado de Walter
            das contribuições. A cada ato – como são chamadas as  Zanini. Vista como uma espécie de “mito de origem” do
            fases pela montagem – novas adições foram trazidas à  museu, a gestão do crítico à frente da instituição está
            luz. Peças icônicas ganharam diferentes configurações  explicitamente representada pelo resgate – proposto
            e convergências pouco evidentes se estabeleceram,  por Rosângela Rennó a partir da leitura de um texto de
            gestando um modelo mais horizontal e complexo para  Helouise Costa –, da mostra Fotógrafos Desconhecidos,
            se pensar os ocultos nexos poéticos e formais da  organizada por ele em 1972. Edital público, teve 263
            produção moderna e contemporânea.               inscritos. Depois de uma série de desentendimentos
               São muitos os encontros improváveis decorren- entre os jurados, optaram por eliminar qualquer critério
            tes desse processo. Dentre eles estão a aproximação   de exclusão e exibir todos os trabalhos apresentados. A

            56
   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61