Page 38 - ARTE!Brasileiros #60
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instituições doCUmEnTA QUinzE
Latas de filmes
da coleção
Tokyo Reels,
2018, presentes
na mostra
Subversive Film,
da documenta
quinze
o Fridericianum. Com 12 metros de largura, o painel foi criado um Comitê de Apoio Científico, para tratar
contém, entre dezenas de imagens, dois judeus, um da questão.
com chapéu da polícia nazista e outro como integrante Seguindo a linha de acusações infundadas e exage-
do Mossad, o serviço secreto israelense. Os artistas radas das guerras culturais, o jornal alemão Frankfurter
do coletivo Taring Padi, autores do trabalho, disseram Allgemeine Zeitung afirmou que um coletivo judeu de
se tratar de uma obra contra a violência da ditadura São Paulo teria sido convidado e depois desconvidado. A
militar de Suharto, na Indonésia. Casa do Povo, em São Paulo, que durante a organização
Importante lembrar que eles têm a mesma origem do da mostra serviu como ponto de encontro do ruangru-
ruangrupa, coletivo responsável pela direção artística pa com grupos brasileiros, chegou a se manifestar a
da documenta quinze. No entanto, no contexto alemão, respeito, desmentindo o jornal alemão e dando apoio
tão sensível a questões judaicas após o Holocausto, à documenta.
essas imagens causaram revolta e a obra foi recolhida. Em nota, divulgada pelo e-flux , eles lembram que
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“Não há intenção de relacioná-lo, de forma alguma, Graziela Kunsch, única brasileira na documenta [leia
com o antissemitismo. Estamos tristes que detalhes na página 22 sobre a participação da artista em nosso
sejam compreendidos de modo diferente de seu pro- VII Seminário], baseia-se em conceitos de uma peda-
pósito original”, afirmou o Taring Padi em nota, em que goga judia-húngara, Emmi Pikler (1902-1984), além de
também pediam desculpas. apresentar fotos de uma artista também judia-húngara,
No entanto, já estava criado um ambiente para a Marian Reissmann (1911-1991), que documentam a prática
polarização, que favoreceu aqueles que viram a possi- de sua conterrânea. Veemente, o texto ainda aponta
bilidade de guerra cultural em torno da mostra, seja por possíveis motivações para os ataques: “A denúncia justa
meio dos veículos de comunicação, que insistiam em de imagens antissemitas está sendo instrumentalizada
questionar a exposição como um todo, e até da própria para deslegitimar toda a exposição, atacar uma agenda FOTO: CORTESIA SUBVERSIVE FILM
instituição: primeiro, Sabine Schormann, diretora-geral decolonial e se opor ao pensamento crítico.”
da documenta quinze, deixou o cargo em julho, e, no Já o Comitê Científico caiu na armadilha de buscar
mês seguinte, quando continuavam ainda os ataques, identificar outros trabalhos com a mesma conotação,
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