Page 24 - ARTE!Brasileiros #59
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DEMOCRACIA E REPARAÇÃO ENTREVISTA KADER ATTIA 





















                    Convido as pessoas que vão para uma exposição para apenas
                    estarem vivas e presentes, e não para instagramar suas vidas








                    escritora norte-americana] Shoshana Zuboff   contando a mesma história. Por isso, pro-
                    fala em seu livro The Age of Surveillance   vavelmente, é muito importante para nós
                    Capitalism. Trata-se da extração de dados,   estarmos conectados com a fisicalidade
                    que na verdade constitui este mercado da   da arte. Porque se trata de um campo de
                    atenção, esta economia da atenção e o    criação, produzido pela humanidade, que
                    torna extremamente poderoso.             deixa muito mais espaço ao observador
                       Mas o processo de extrair dados nes-  do que a vigilância computacional.
                    tas grandes companhias, como Facebook      Quando você está olhando uma obra de
                    e Google, é apenas a parte mais visível   arte, que seja por um segundo, você está
                    dessa extração de dados, que depois      aprendendo. Está ativo, e não passivo. A obra
                    são vendidos. O que nós produzimos       não está extraindo qualquer coisa de nós. 
                    constantemente, todos os dias, isso        Para mim, é extremamente importante
                    é um comportamento que é vendável        entender que, se eu me importo com o pre-
                    neste mercado de atenção. Nós somos      sente, eu na verdade me preocupo com a
                    as cobaias desta economia de atenção.    atenção. Eu convido a uma reapropriação da
                    Como poderíamos lutar contra isso? Os    atenção. Convido todas as pessoas que vão
                    artistas, os amantes da arte, aqueles que   para uma exposição para apenas estarem
                    acreditam nela?                          vivas e presentes, e não para instagramar
                       Eu me voltei aos estudos de Marshall   suas vidas, achando que eles estão consu-
                    McLuhan, que disse uma vez algo muito    mindo algo, mas elas não estão. Elas estão
                    importante: no fim das contas, um traba-  apenas alimentando a máquina. A velocidade
                    lho de arte opera apenas com atenção. E   com que se manipula o Instagram é baseada
                    o artista está roubando atenção. Então   em nossa confiança. Tudo é confiança.
                    decidi que não trabalharia com arte digital   Então, acho que temos que voltar ao
                    na bienal porque isso seria uma armadilha   espaço como um terreno comum, onde
                    também. Você quer criticar esta ideia,   realmente nos encontramos, um espaço
                    mas acaba apresentando o trabalho de     onde uma pessoa é tocada emocional-
                    alguém a quem admira. Há artistas que    mente por um trabalho. Ficando com raiva
                    trabalham com isso, como o matemáti-     de uma obra, por exemplo. Isso significa
                    co David Chavalarias, Omer Fast e Zach   que você está vivo. Você não está passivo,
                    Blas, que falam da vigilância digital, mas   desativado por um governança que tenta
                    há também obras do passado, que estão    extrair de você. 


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