Page 28 - ARTE!Brasileiros #59
P. 28

DEMOCRACIA E REPARAÇÃO DOCUMENTA DE KASSEL














































                                                              Acima, fotos de Marián Reismann, parte de Public Daycare, de Graziela
                                                              Kunsch; na página ao lado, registros do projeto na documenta quinze



                    Dentro do concorrido sistema de arte contemporâ- e comendo ali também, para desespero de alguns
                  nea, estas duas ideias estão longe de ser uma prática,  cidadãos de Kassel.
                  mas a documenta quinze através da complexa rede
                  criada pelo ruangrupa, aponta como não só elas são  o mundo dos bebês
                  possíveis, como já ocorrem de fato. Aliás, o próprio   É também no térreo do Fridericianum, mas do lado
                  coletivo foi ampliado, acolhendo cinco novos membros   esquerdo, que se encontra o projeto da artista brasileira
                  de quatro cidades: Kassel, Amsterdã, Jerusalém e   Graziela Kunsch, Public Daycare (creche pública) e é
                  Møn (Dinamarca).                                um ótimo exemplo da complexidade do lumbung no
                    Assim, o museu Fridericianum, primeira sede da   contexto da documenta quinze. Trata-se de um amplo
                  documenta, em 1955, foi transformado em Fridskul,  espaço dividido em duas partes: uma delas, a creche
                  um espaço-escola, que é habitado por 11 coletivos,  em si, aberta diariamente e gratuitamente das 10h
                  entre eles a Gudskul, de Jakarta, na Indonésia. Ele   às 17h, onde mães, pais e demais cuidadores podem
                  é composto por três coletivos, incluindo aí o próprio   levar crianças de até 3 anos – pela porta dos fundos do
                  ruangrupa, e é voltado a consolidar recursos criativos   museu – e vivenciar com elas a abordagem pedagógica
                  e intelectuais, em sentido crítico à educação formal.  da pediatra húngara Emmi Pikler (1902-1984), que inspira
                    Todo o lado direito do térreo do Fridericianum   o projeto. A outra seção, acessível aos visitantes o dia
                  é ocupado pela Gudskul, sendo que uma parte é   todo, apresenta fotografias da também húngara Marian         FOTOS: PATRICIA ROUSSEAUX
                  acessível a visitantes para ver como funcionam os   Reismann (1911-1991), que por décadas documentou o
                  workshops, e outra restrita apenas às 40 pessoas que   cotidiano do Instituto Pikler, em Budapeste, e um vídeo
                  participam do projeto e vivem no museu, dormindo   da artista mostrando o “desenvolvimento motor livre”


                  28





                                                                                                                18/07/2022   11:34
         DemocraciaReparacao_Documenta_59_8pags_Vale.indd   28                                                  18/07/2022   11:34
         DemocraciaReparacao_Documenta_59_8pags_Vale.indd   28
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33