Page 74 - ARTE!Brasileiros #57
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ENTREVISTA VIVIAN OSTROVSKY
Pioneira na distribuição de filmes de mulheres na França e
cineasta há mais de quatro décadas, Ostrovsky fala sobre seu
olhar acerca do cinema, sua amizade com a artista Ione Saldanha
e o recente trabalho de curadoria para a Scratch Collection
por miguel groisman
O MERGULHO
EXPERIMENTAL DE
VIVIAN OSTROVSKY
prolífiCa Cineasta experimental, Vivian Ostrovsky, colagem e o cinediário. Nas palavras da escritora Juliet
76, carrega mais de 30 filmes na sua bagagem. Nascida Jacques, o trabalho de Ostrovsky apresenta a dialética
nos Estados Unidos, depois de ter passado a infância como um elemento recorrente, seja entre imagem e som,
no Rio de Janeiro, iniciou estudos na Europa. Foi lá, na culturas e ideologias, ou passado e presente.
França, que junto com Rosine Grange, nos anos 1970, Recentemente, ela foi responsável pela programação
fundou a organização pioneira Ciné-Femmes Internacio- da segunda edição do Festival Scratch Collection, orga-
nal, dedicada exclusivamente à promoção, distribuição e nizado pela distribuidora de filmes experimentais Light
exibição de filmes realizados por mulheres. Tudo isso em Cone, para o qual selecionou filmes de 33 realizadoras
um modo guerrilha, viajando com os rolos de filme em mulheres, vindas de 14 países e diferentes gerações, dos
uma caminhonete Renault 4L e circulando pela França anos 1940 à contemporaneidade. A arte!brasileiros
e pela Europa para mostrá-los, em um tempo em que conversou com a cineasta sobre o evento, o cenário do
os distribuidores - todos homens - não queriam tocar cinema experimental e sua amizade com Ione Saldanha,
em filmes de realizadoras. Ainda em 1975, Ostrovsky artista gaúcha conhecida pelas pinturas em carretéis,
foi uma das responsáveis pelo simpósio internacional ripas e bambus e cujo trabalho lida com questões como
Women in Film, sob tutela da unEsco, e que reuniu a quebra da moldura e a conquista do espaço pela cor,
nomes como Susan Sontag; Agnès Varda; Chantal segundo Adriano Pedrosa, curador responsável pela
Akerman - de quem foi grande amiga e à qual dedica But homenagem a Saldanha que ocorre agora no Masp.
elsewhere is always better -; e Mai Zetterling, cineasta
sueca da qual está organizando uma retrospectiva nos – Sendo você uma cineasta, mas também
dias de hoje. distribuidora de filmes e programadora de festi-
Utilizando-se de found footage (imagens encon- vais, como ocorre esse cruzamento entre ofícios?
tradas, sejam de arquivo ou não) e dos seus próprios Em que momentos você percebe um empréstimo
filmes caseiros, Ostrovsky acabou criando sua própria entre a realizadora dos seus próprios filmes e a
linguagem, a qual o cineasta e crítico Yann Beauvais responsável por selecionar os de outras autoras?
apelidou de “journal-mosaic” (diário mosaico), uma Vivian Ostrovsky – São três atividades em épocas
junção de dois gêneros do cinema experimental, a vídeo diferentes também. Eu comecei com a função de
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