Page 72 - ARTE!Brasileiros #57
P. 72

ENSAIO EXPOSIÇÕES










































                                                                  Vistas da exposição Carolina Maria de
                                                                  Jesus: um Brasil para os brasileiros, no
                                                                  Instituto Moreira Salles, em São Paulo








               Nem sempre encenações tão contundentes con- efeito reDutor
            quistam unanimidade, como o que ocorreu ao longo da   Assim, a cenografia potencializa, esconde e pode ser
            Mostra do Redescobrimento, em 2000. Considerada   contrária ao que a própria obra propõe, como se vê no
            a maior exposição já realizada no país, ao ocupar três   caso das pinturas na horizontal. Recentemente, dois
            dos quatro edifícios projetados por Oscar Niemeyer, no   casos nesse segmento podem ser observados, ambos
            parque Ibirapuera, ela fez um percurso de 500 anos de   no Museu de Arte de São Paulo, o masp, em exposições
            história das artes no país, dividindo 15 mil obras em 13   de duas artistas: Erika Verzutti e Maria Martins.
            módulos, sendo o mais controverso aquele dedicado à   Verzutti é uma das artistas mais originais de sua
            arte barroca. Concebido por Bia Lessa, ele se compu- geração, com obras que provocam estranhamento,
            nha por ambientes imersivos, com milhares de flores   ao mesmo tempo em que se aproximam da natureza,
            de papel envolvendo esculturas. A questão, quando   seja de animais como cisnes, ou frutas, como jacas e
            se trata de gestos radicais, está em até que ponto a   melancias. Esses elementos orgânicos formam figuras
            cenografia chama mais atenção que as próprias obras   um tanto bizarras e difíceis de classificar. Pois Erika   FOTOS: HÉLIO CAMPOS MELLO | ÁDIMA MACENA / DIVULGAÇÃO IMS
            e, neste caso, decisivamente foi o que ocorreu.  Verzutti – a indisciplina da escultura, que esteve em
               Outro exemplo constrangedor do exagero na ceno- cartaz até outubro passado, apresentou uma cenografia
            grafia vem da própria Bia Lessa quando ela simplesmente   gélida e racionalista, composta de ângulos retos, com
            dispôs no chão, e em sentido horizontal, 22 telas na   obras dispostas em bases brancas que distanciam
            mostra Itaú Contemporâneo, 1981-2006, realizada no Itaú   esse universo onírico dos visitantes. O museu, assim,
            Cultural em 2007, para surpresa e ira de seus autores.  higieniza a obra da artista, contrariando sua poética.

            72
   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77