Page 72 - ARTE!Brasileiros #57
P. 72
ENSAIO EXPOSIÇÕES
Vistas da exposição Carolina Maria de
Jesus: um Brasil para os brasileiros, no
Instituto Moreira Salles, em São Paulo
Nem sempre encenações tão contundentes con- efeito reDutor
quistam unanimidade, como o que ocorreu ao longo da Assim, a cenografia potencializa, esconde e pode ser
Mostra do Redescobrimento, em 2000. Considerada contrária ao que a própria obra propõe, como se vê no
a maior exposição já realizada no país, ao ocupar três caso das pinturas na horizontal. Recentemente, dois
dos quatro edifícios projetados por Oscar Niemeyer, no casos nesse segmento podem ser observados, ambos
parque Ibirapuera, ela fez um percurso de 500 anos de no Museu de Arte de São Paulo, o masp, em exposições
história das artes no país, dividindo 15 mil obras em 13 de duas artistas: Erika Verzutti e Maria Martins.
módulos, sendo o mais controverso aquele dedicado à Verzutti é uma das artistas mais originais de sua
arte barroca. Concebido por Bia Lessa, ele se compu- geração, com obras que provocam estranhamento,
nha por ambientes imersivos, com milhares de flores ao mesmo tempo em que se aproximam da natureza,
de papel envolvendo esculturas. A questão, quando seja de animais como cisnes, ou frutas, como jacas e
se trata de gestos radicais, está em até que ponto a melancias. Esses elementos orgânicos formam figuras
cenografia chama mais atenção que as próprias obras um tanto bizarras e difíceis de classificar. Pois Erika FOTOS: HÉLIO CAMPOS MELLO | ÁDIMA MACENA / DIVULGAÇÃO IMS
e, neste caso, decisivamente foi o que ocorreu. Verzutti – a indisciplina da escultura, que esteve em
Outro exemplo constrangedor do exagero na ceno- cartaz até outubro passado, apresentou uma cenografia
grafia vem da própria Bia Lessa quando ela simplesmente gélida e racionalista, composta de ângulos retos, com
dispôs no chão, e em sentido horizontal, 22 telas na obras dispostas em bases brancas que distanciam
mostra Itaú Contemporâneo, 1981-2006, realizada no Itaú esse universo onírico dos visitantes. O museu, assim,
Cultural em 2007, para surpresa e ira de seus autores. higieniza a obra da artista, contrariando sua poética.
72