Page 76 - ARTE!Brasileiros #57
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ENTREVISTA VIVIAN OSTROVSKY
















































               quando uso uma coisa ou outra. Justamente por isso  Tendo vivido no Brasil, em Paris e residindo nos eua,
               eu também não podia dizer que tenho um projeto   você acredita que a linguagem interfira no nosso
               pré-definido, e que vou fazer “isso” ou “aquilo”. Em   pensamento criativo? Você nota uma engrenagem
               geral, trabalho sobre as imagens mesmo e nisso   mudando à medida que raciocina entre linguagens
               que vai se formando o filme, a partir dessa matéria,  e territórios diferentes?
               e pela associação de ideias.                    Eu prefiro que seja o pensamento criativo que inter-
                                                               fira com a linguagem e não o oposto. Para mim, não
            Como ocorreu sua transição da graduação em         é tanto o raciocínio que muda entre linguagens e
            Psicologia na Universidade Sorbonne para o feitio   territórios, mas o que se muda é, por exemplo, o
            dos filmes? Foi algo natural?                      que se diz e como se diz.
               Eu acabei a graduação de psicologia, saí diplomada
               e sabia que não queria trabalhar como psicóloga.  No seu trabalho há a interposição das suas gra-
               Nos anos 1970 havia muitos filmes bons para ver,  vações com filmagens de arquivo. Quando pro-
               era uma época riquíssima, com autores como Alain   curamos em um arquivo - pessoal ou público -, de
               Resnais, Ozu, Wim Wenders, Glauber e o cinema   certo modo estamos explorando o direito de ser
               novo, o cinema novo tcheco e o cinema suíço, Berg- lembrado. Hoje, com as redes sociais e o acervo
               man; cada semana saía no mínimo quatro filmes   da internet, que não poupa ou liberta ninguém que
               que eu queria ver. Além do mais, na cinemateca   tenha pisado lá, estaríamos lutando ao mesmo
               francesa - da qual eu morava perto - eu podia ver  tempo pelo direito da memória e pelo direito de
               filmes ótimos de todo tipo, clássicos ou outras   sermos esquecidos?
               coisas que não conhecia. A cinemateca foi, para   Para mim as redes sociais são facas de dois gumes,
               mim, uma ótima escola. Essa foi minha educação,   porque ao mesmo tempo que você pode ver coisas
               aprendi fazendo.                                muito engenhosas e criativas de 30 segundos ou um

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