Page 78 - ARTE!Brasileiros #57
P. 78

ENTREVISTA VIVIAN OSTROVSKY


































                 Frame de CORrespondência
                 e REcorDAÇÕES (2013)










               Quer dizer, não estamos fora da pandemia, mas   Experimental, em São Paulo; o Videobrasil; algumas
               fora do lockdown, das coisas fechadas. Por conta   mostras esporádicas realizadas pelo ims; o próprio
               disso, o pessoal estava com fome de sair na rua e de   Yann Beauvais, que tem um polo em Recife que ensina,
               ir para restaurantes, para cafés, para as brasseries.   apresenta filmes. Isso é muito estimulante porque
               Apesar disso, os cinemas estavam meio vazios e   dos anos 1980 a 2000 não havia quase nada, quando
               os donos das salas estavam preocupados. Então,   eu organizava festivais de filmes experimentais de
               quando começou o Scratch Collection, eu estava   mulheres ninguém sabia sobre isso.
               esperando pouquíssimas pessoas, ainda mais por-
               que, em geral, para cinema experimental tem um   No meio das artes visuais, há um certo precon-
               público bem menor que para o “cinema normal”,  ceito contra o filme e a fotografia? Ao ponto que,
               que é mais conhecido. Mas as sessões variavam   muitas vezes, a imagem em movimento só tem sua
               entre 90 e 115 pessoas, conforme foi acontecendo,  entrada no radar das publicações de arte quando
               tinha mais e mais gente, muitos jovens, muita gente   é colocada em uma galeria. Você observa isso?
               de escola de artes, de escola de cinema, isso me   Eu fiz parte do comitê que selecionava filmes para
               deixou super contente.                          o Centro Pompidou. Isso já foi há um tempo atrás,
                                                               quando havia muita diferença entre filme e vídeo,
            No Brasil, como você observa a cena do cinema      dois campos diferentes - hoje em dia já desapareceu
            experimental?                                      essa fronteira - e, nessa época, o que eu notei é que
               É algo que me alegra porque há um interesse bem   quando era para comprar um filme, ele valia muito   FOTOS: CORTESIA DA ARTISTA / ON THE FLY
               maior agora do que quando comecei e tem se falado   menos. Nesses casos, o museu comprava direta-
               muito mais da cena do experimental no Brasil. Posso   mente do cineasta, mas quando se tratava de um
               destacar o Festival Internacional Dobra, organi-  videoarte já havia uma galeria por trás e com isso o
               zado junto com o mam Rio; a Mostra Cine Brasil   preço era dez vezes maior. Entretanto, quando você

            78
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83