Page 49 - ARTE!Brasileiros #57
P. 49

Cícero Dias, Eu vi o mundo…Ele começava
                                                                             no Recife, 1926, 1200 cm x 198 cm































            a exposição enfatiza alguns dos aspectos mais marcan-  Apesar das dificuldades decorrentes da pandemia,
            tes desse ímpeto modernizante: a adoção de temáticas e   que tornou muito mais difícil a pesquisa e a obtenção
            linguagens novas, desprezadas no passado oitocentista.  dos empréstimos das obras, foi possível reunir um
            Destaca-se um olhar atento para a cena local, seja por  conjunto bastante significativo de trabalhos. Pro-
            meio de registros do ambiente rural, seja na atenção   positalmente, não há uma divisão clara entre os três
            crescente à renovação e expansão urbana vivenciada   núcleos centrais da exposição (pré-modernismo, a
            nas grandes cidades, bem como a incorporação cres- Semana e os desdobramentos do movimento nos anos
            cente de modos de pintar, esculpir e fotografar muito   subsequentes). Como num fluxo livre, a montagem
            mais próximos das experimentações de vanguarda que   permite ao visitante acompanhar, sem rigores didáti-
            já há algum tempo sacudiam a arte europeia. Como   cos, alguns pontos altos da produção do período. Ora
            explicam as curadoras Aracy Amaral e Regina Teixeira   os trabalhos selecionados têm uma força individual
            de Barros, nota-se claramente no período um desejo de   potente e catalizadora, ora representam de forma
            renovação, uma vontade de se reconhecer nessa nova   sintomática eventos centrais do período abordado,
            produção e uma alteração dos anseios no Brasil após   como a disruptora entrada do expressionismo pelas
            a queda do Império. “Queríamos comemorar o Brasil   telas de Anita Malfatti, na pioneira exposição de 1917;
            recente, o Brasil novo”, sintetiza Aracy.        a já citada Semana de 22; ou o também célebre Salão

                                                                                                         49
   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54