Page 46 - ARTE!Brasileiros #57
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ENTREVISTA DANILO SANTOS DE MIRANDA
Acima, obra de Carlito
Carvalhosa em área
interna do Sesc
Guarulhos, inaugurado em
2019; ao lado, imagem do
futuro Sesc Franca, já em
construção, uma parceria
dos escritórios SIAA e
Apiacás Arquitetos
lei é perfeita. Havia problemas sobretudo quanto à Aliás, é este mesmo secretário que foi à Bienal de
questão geográfica e quanto à uma mistura entre o Veneza e disse não saber quem é Lina Bo Bardi,
publicitário e o cultural mas, ainda assim, era uma lei arquiteta que projetou uma das mais emblemáticas
que tinha ampla participação de empresários, artis- unidades do Sesc-sp, o Pompeia…
tas, promotores culturais, criadores e gestores, com Arquiteta que estava sendo premiada no evento.
uma comissão representativa da sociedade. Quando E o Sesc Pompeia é uma unidade exemplar,
você corta isso e torna tudo decidido unicamente de fato, ícone da cultura no Brasil e no mundo.
por uma pessoa, seja quem for, você está andando É um orgulho do Sesc e acho que de todo o
para trás, prejudicando todo o entendimento da lei país. Das obras de Lina é, para mim, a mais
e impedindo efetivamente que ela seja aplicada significativa e importante. Claro que o Masp
devidamente. É um recuo gravíssimo, que diz res- tem papel central, o Solar do Unhão, a Casa
peito não apenas ao financiamento, mas ao caráter de Vidro, todos são muito importantes, mas
que eu chamaria de didático, educativo, no sentido o projeto que tem maior vinculação com um
de envolver as empresas em um compromisso de vasto programa cultural e educativo, com a
caráter cultural, social, comunitário e participativo. convivência, é o Sesc Pompeia.
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