Page 34 - ARTE!Brasileiros #57
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INSTITUIÇÕES INSTITUTO BRENNAND
















            Transformada em instituto, oficina do
            falecido artista Francisco Brennand ruma
            em direção ao futuro e se equilibra entre
            a tradição do fundador e o crescimento
            para além da sua figura automitologizada

            por miguel groisman



            “MAS O BARRO E A ÁGUA


            CONTINUAM A GIRAR NOS


            CASEBRES DOS OLEIROS”






            QuanDo seu pai lhe entregou as Chaves Da velha     Agora, meio século depois da ocupação do artista, a
            fábriCa, o artista Francisco Brennand confessou que   oficina transformada em instituto organiza uma grande
            ali entrava para nunca mais sair, e assim o fez. Foi em 11  exposição que mostrará cerca de 200 itens - entre pin-
            de novembro de 1971 que Brennand, aos 44 anos, decidiu   turas, esculturas, gravuras, serigrafias e documentos
            ocupar as ruínas da Cerâmica São João da Várzea - um  - garimpados do acervo permanente do instituto (que
            complexo de 15 km  - e torná-la seu ateliê.     conta com mais de 3 mil obras), de coleções privadas e
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               Falecido em dezembro de 2019, Brennand tomou   museus. “Eu nunca me preocupei com unidade porque
            duas providências antes de morrer: “Confeccionou a   a sensação que eu tenho é de vários, nós somos vários”,
            sua própria urna funerária num conjunto de esculturas   chegou a atestar o artista.
            chamado de Templo do Sacrifício; e transformou a   Batizada Devolver a terra à pedra que era: 50 anos da
            Oficina Brennand numa instituição privada com fins   Oficina Brennand, ela ficará em cartaz até outubro de 2022.
            públicos. Se assegurou que as terras onde se localiza   Seu recorte curatorial tem por base os pilares conceituais
            a oficina não pudessem ser vendidas nem ter a finali- “Natureza”, “Território” e “Cosmologias” – tópicos que
            dade alterada. Desta maneira, sua obra não poderia   também norteiam o programa da nova fase do instituto
            ser esquecida”, como nota a marchand Cecília Ribeiro   e marcam a produção do artista. Nesta proposta, o pilar
            Peirão. A criação da urna está intrinsecamente ligada à  “Natureza” permite pensar o ecossistema como identidade,  FOTOS: BRENO E GABRIEL LAPROVITERA / CORTESIA OFICINA BRENNAND
            sua profunda relação com o local. À Folha de S. Paulo,  mas também oferece uma oportunidade para eliminar a
            em 2013, chegou a confessar: “Eu lido com fogo há mui- suposta dicotomia entre natureza e cultura. Ao mesmo
            tos anos… quero me transformar naquilo que é, vamos   tempo, sua escolha está ligada ao fato de que “é impos-
            dizer, uma cerâmica, então eu vou ser cremado, volto   sível pensar em natureza sem pensar em território, sem
            pra essa urna, parte de minhas cinzas ficará nessa urna   pensar em cosmologias”, afirma Júlia Rebouças, atual
            e o restante será jogado lá na casa do [engenho] São   diretora artística da instituição, que divide a curadoria
            Francisco, onde eu vivi, de onde veio a minha família”.  da mostra com a venezuelana Julieta González.

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