Page 30 - ARTE!Brasileiros #57
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INSTITUIÇÕES VIDEOBRASIL
bienal, mas já com mostra competitiva, apresentação primeiras batalhas
de performances, instalações e até mesmo com uma Não só os equipamentos de filmagem foram se trans-
feira de novas tecnologias como computadores, tele- formando, mas as próprias tecnologias de armazena-
texto e videogames. Era o contexto dos últimos anos mento e cuidado com o acervo. “Manter o vídeo vivo,
de ditadura - trabalhos tinham de ser submetidos à fisicamente, é caríssimo”, explica Solange. “É uma
censura - e o tom geral era de crítica ao monopólio da mídia extremamente frágil para conservação e extre-
televisão aberta, o que se apaziguou nos anos seguintes mamente volúvel, porque a cada poucos anos muda
com a aproximação de produtoras e diretores de vídeo a mídia de preservação do momento e você precisa
aos canais de tv. A partir daí a história é longa, cheia converter tudo novamente. Estou fazendo isso há 40
de transformações e reviravoltas, e sempre ligada não anos e nunca para, dá até para fazer uma arqueologia
só aos contextos político e cultural, mas também ao da mídia a partir dessa história do vB.” Por conta dos
caminhar do desenvolvimento tecnológico audiovisual. enormes custos deste trabalho, Farkas já negocia a
Após a realização de oito festivais, Solange criou em passagem do acervo do vB para as reservas técnicas
1991 a Associação Cultural Videobrasil, com estatuto que de instituições com maior estrutura, em um processo
previa a manutenção e ativação do crescente acervo que deve ter uma conclusão em um futuro próximo.
de obras e publicações reunidos nos eventos. No ano Está conectada a essa história tecnológica, também,
seguinte, o Sesc-sp entra como principal parceiro do a longa batalha da instituição pelo reconhecimento do
festival, o que possibilita sua realização com grande vídeo enquanto suporte artístico relevante, tão importan-
estrutura desde então, em unidades como a Pompeia, te quanto qualquer outro. “O preconceito contra o vídeo,
o Belenzinho e o 24 de Maio. dentro do próprio cenário das artes, era pesadíssimo”,
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