Page 32 - ARTE!Brasileiros #57
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INSTITUIÇÕES VIDEOBRASIL
Cena de Laboratorio de invención social o posibles formas de construcción colectiva,
2018, filme da argentina Gabriela Golder apresentado no Videobrasil Online
sendo postas em cheque. (…) Nesse sentido, estamos A diretora afirma também que em um profundo
um pouco parecidos. E quando passar o ápice de tudo período de reflexão nos últimos anos percebeu que
isso, talvez a gente esteja um pouco à frente em relação precisava repensar algumas estruturas da associação,
a algumas alternativas e saídas; nós que vivemos em inclusive estabelecer um tipo de independência do vB
crise permanente e que sempre tivemos que lidar com a em relação à sua própria pessoa. “Porque o acervo,
precariedade e achar alternativas, sobretudo no campo enorme, maravilhoso, também assusta. A pandemia
da arte e da cultura”. trouxe um dado de realidade cruel, a percepção de que
podemos morrer a qualquer hora. E o que acontece
QueDa e volta por Cima com esse acervo? Não pode estar apenas nas minhas
Bastante anteriores à pandemia, outros marcos na mãos, vi que preciso pensar em continuidade.”
história do Videobrasil foram a inclusão, a partir de A responsabilidade por uma coleção com grande
2011, dos mais variados suportes artísticos para além custo de manutenção, que inclui não só os trabalhos
do vídeo e da arte eletrônica nos festivais e mostras; e reunidos ao longo dos 21 festivais - vários deles feitos
a mudança de sua sede, em 2015, para um grandioso a partir de comissionamentos -, mas também coleções
galpão na Vila Leopoldina (São Paulo). Em 2019, o evento inteiras cedidas por artistas (ou suas famílias) como
assumiu também o nome de bienal, passando a se cha- Rosangela Rennó, Rafael França, Marina Abs e Moysés
mar Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Baunstein, aceleraram a ideia da passagem dos cuida-
Mas o vB, assim como tantas instituições culturais, não dos do acervo para outras instituições. A concretização
ficou imune às ininterruptas crises vividas pelo país nos deste plano não significaria, no entanto, a desvincula-
últimos anos, especialmente sob o governo Jair Bolso- ção deste acervo da associação, como ressalta Farkas.
naro. Com a dificuldade para captação de recursos, a Neste ponto, ela exemplifica a riqueza do material
associação devolveu o galpão (onde chegou a realizar citando alguns nomes que possuem ao menos dois
mostras importantes) ainda em 2019 e encarou uma trabalhos na coleção: Akram Zaatari, Barbara Wagner
espécie de paralisia institucional. “É impossível planejar e Benjamin de Burca, Enrique Ramirez, Eder Santos,
qualquer projeto diante de um governo que desrespeita Bouchra Khalili, Cao Guimarães, Jonathas de Andrade,
a cultura, ataca a cultura, elimina a cultura. Na verdade, Liu Wei, Marcellvs L., Maya Watanabi, Sebastian Diaz
isso diz respeito à cultura, à imprensa e às instituições Morales, Seidou Cissé, Vincent Carelli, Virgínia de
democráticas, nesse flerte claro com o totalitarismo”, Medeiros, Walid Raad, Walter Silveira, Ximena Cuevas
afirmou Farkas em 2020. e Ximena Garrido-Lecca.
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