Page 29 - ARTE!Brasileiros #57
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Depois De um períoDo De granDes inCerteZas
                                                             e instabiliDaDes - que obviamente ainda não se
                                                             dissiparam totalmente no Brasil atual -, os próximos
                                                             anos prometem ser um período prolífico e até mesmo
                                                             celebrativo para a Associação Cultural Videobrasil (vB).
                                                             Primeiro, pela efeméride dos 40 anos do 1º Festival
                                                             Videobrasil, realizado em 1983, ainda nos últimos anos
                                                             da ditadura civil-militar no país. Segundo, pela confir-
                                                             mação da realização da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil
                                                             em 2023, adiada por dois anos por conta da pandemia
                                                             e que já terá atividades programadas para o próximo
                                                             ano. Há, ainda, a realização de uma grande exposição
                                                             do vasto acervo do vB em Vitória (Espírito Santo), a
                                                             partir de março, a continuidade das mostras virtuais
                                                             no Videobrasil Online e a participação em outros pro-
                                                             jetos como uma exposição em cartaz no Museu da
                                                             Língua Portuguesa.
                                                               Curadora estabelecida com vasta atuação no Brasil
                                                             e no exterior, ex-diretora do mam-Ba e no comando da
                                                             Associação vB desde o início, Solange Farkas era apenas
                                                             uma jovem recém-formada - em jornalismo e história
                                                             da arte pela Universidade Federal da Bahia - quando
                                                             decidiu realizar o Festival Videobrasil. Já radicada em
                                                             São Paulo, teve como principal incentivador o seu sogro,
                                                            Thomas Farkas (1924-2011), um dos mais importantes
                                                             nomes da fotografia e do cinema modernos no Brasil e,
                                                             à época, dono da empresa Fotoptica. Já interessada no
                                                             cinema underground brasileiro, tema de seu trabalho
                                                             de conclusão de curso na ufBa, Solange se deixou levar
                                                             pelos estímulos de Thomas, somados à clara percepção
                                                             de que o vídeo se estabelecia como nova linguagem no
                                                             país e no mundo.
                                                               “No início dos anos 1980 o vídeo estava surgindo
                                                             como um equipamento. Existia o cinema e a televisão,
                                                             mas não o que chamamos de vídeo”, conta ela em
                                                             entrevista à arte!brasileiros. A produção brasileira
                                                             anterior a esse período, ainda dos anos 1970, era basi-
                                                             camente circunscrita ao núcleo do professor Walter
                                                            Zanini, que após adquirir no exterior um equipamento
                                                             para o mac-usp cedeu o uso para artistas como Regina
                                                             Silveira, Wesley Duke Lee, Carmela Gross, Julio Plaza
                                                             e José Roberto Aguilar. “Mas o equipamento de vídeo
                                                             mais acessível chegou apenas no início dos anos 1980
                                                             e o Thomas sacou que ali tinha algo grande. E me per-
                                                             guntou se eu não queria fazer uma mostra, ou algo do
                                                             tipo, que estimulasse os artistas a usarem o vídeo e
                                                             mostrarem essa produção.”
                                                               E assim foi realizada, no Museu da Imagem e do
                    Em 2013, uma grande instalação foi apresentada                                                FOTOS: DIVULGAÇÃO
                    na 18ª Bienal Sesc_Videobrasil com destaques   Som em agosto de 1983, a primeira edição do festival,
                    dos primeiros 30 anos de trajetória do festival   em uma escala ainda pequena se comparada à da atual

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