Page 96 - ARTE!Brasileiros #56
P. 96

REPORTAGEM MEMES E ARTE



              “É quase impossível administrar um negócio susten-
            tável no mundo da arte. Os meios de comunicação tam-
            bém estão incluídos nisso. Portanto, posso ver porque
            suas escolhas editoriais tendem a ser conservadoras.
            Dito isso, eu não concordo de forma alguma com a
            abordagem deles”, afirma Cem A., quando menciono o
            caso da exposição Arte em Campo, realizada no final de
            2020 e noticiada com a neutralidade de um detergente.
            O evento reuniu cerca de 25 galerias e 54 artistas para
            celebrar o “novo Paca”, resultado de sua concessão
            à iniciativa privada por 35 anos. Era a oportunidade
            de “se despedir” do estádio que teria, meses depois,
            a área que abrigava seus ingressos mais acessíveis
            demolida. A curadora Pollyana Quintella conta ter se
            perguntado qual era o papel da exposição ali, “além de
            maquiar, sofisticar e proporcionar uma fachada cool que
            justificasse interesses que estão longe de favorecer a
            cidade”. Logo, esse tipo de noticiário - ou distribuição
            de “meras peças de relações públicas cuidadosamente
            elaboradas”, como descreve Hilde - também entra no
            radar das páginas de memes.                      Meme de @jerrygogosian: “Demonstrando minha
               Aproveitando o flagra do affair arte   neoliberalismo,   apreciação refinada pela alta cultura ao me comportar
            Cem A. não deixa de chamar atenção para “o trabalho   conforme exigido diante de um Rothko”
            invisível” dos projetos digitais: “Muitas vezes as pes-
            soas esquecem o tempo e o esforço necessários para
            montar um projeto digital. Os memes também estão
            incluídos nisso. A pandemia nos mostrou que a inter-
            net agora é parte integrante do ecossistema da arte e
            muitas vezes pode atingir públicos maiores do que é
            possível no mundo físico. Precisamos fazer mais para
            lidar com as desigualdades financeiras nesse parado-
            xo e compensar os artistas que priorizam o digital de
            forma mais justa”.
               Para abordar o elefante na sala antes de terminar este
            artigo: afinal, memes são arte? “Costumamos pensar
            que, por maior que seja a distância, eles possuem algu-
            ma ligação com o conceitualismo dos anos 1960 e 1970,
            principalmente no que concerne às operações realizadas
            entre palavra e imagem”, assinala o New Memeseum.
            Já Cem A. acredita que os memes devam ser reconhe-
            cidos no contexto da arte porque carregam qualidades
            estéticas e conceituais. “No entanto, isso não significa
            necessariamente que devam ser considerados obras de
            arte ou ‘arte contemporânea’”, e salienta: “Na verdade,
            devemos questionar coletivamente a suposição de que
            a arte contemporânea está em um nível superior”. Essa   Meme de @jerrygogosian: “Selando o pacto com meu   IMAGENS: CORTESIA @JERRYGOGOSIAN
            e as outras questões apontadas acima ainda devem   art dealer de que está tudo bem venderem minhas
            ganhar fôlego. “Acreditamos que nada tenha se esgo-  obras para um negociante de armas conhecido /
                                                            império farmacêutico / Walmart / predador sexual
            tado porque, na arte, esses debates mal começaram”,   conhecido etc., com a promessa solene de agir
            reiteram os produtores brasileiros de memes.    surpreso e indignado se algum dia isso vier à tona”

            96
   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101