Page 12 - ARTE!Brasileiros #55
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BIENAIS FRESTAS
Acima, Thiago de Paula Souza, Diane Lima e Beatriz Lemos, curadores da terceira edição da Frestas -
Trienal de Artes; na página ao lado, trabalho do coletivo Ayllu que deu base a uma das palestras do POPS
os aFluentes programa de formação online de professores, realiza-
Foi nesse contexto que a ideia do Programa de Estudos do em reuniões semanais entre os meses de outubro e
ganhou forma. Quinze artistas que têm a vida e a prática novembro de 2020. “A aprovação foi tão grande que a
diretamente conectadas à violência colonial foram con- formação virou um curso oficial do município, contando
vidados a participar de uma série de encontros virtuais progressão de carreira aos professores participantes”,
com as equipes de curadoria, produção e educativo conta Renata Sampaio, que liderou o programa.
da trienal. “A gente teve encontros intensos discutindo Em cada encontro, um ou mais palestrantes se unia
projetos, poéticas, práticas e vida”, conta Thiago. Nesse ao grupo para discutir estratégias para o trabalho em
espaço, os artistas puderam elaborar seus próprios sala de aula. “A ideia não era mostrar ao professor
projetos artísticos, que virão a compor a exposição. como dar aula, mas sensibilizá-lo sobre assuntos que
A partir das vivências e ideias de Castiel Vitorino achamos de suma importância, para que o debate con-
Brasileiro, Davi de Jesus do Nascimento, Denilson tinue, de forma horizontal, na escola”, explica Renata.
Baniwa, Denise Alves-Rodrigues, Ella Vieira, Gê Viana, “O educativo dessa edição de Frestas está trabalhan-
Iagor Peres, Jonas Van Holanda, Juliana dos Santos, Laís do a partir de perspectivas, agentes e conceitos não
Machado, Luana Vitra, Pedro Victor Brandão, Rebeca hegemônicos, buscando construir relações com outras
Carapiá, Sallisa Rosa e Ventura Profana, os encontros áreas do conhecimento”, completa. FOTOS: INDIARA DUARTE | COLECTIVO AYLLU / CORTESIA SESC SOROCABA
trouxeram foco para diversas das discussões que per- O online, porém, expandiu as fronteiras geográficas de
meavam o pensamento curatorial. Com isso, não ape- Frestas. No Programa de Formação, possibilitou a partici-
nas os artistas saíam das videochamadas com novas pação de educadores e convidados de diversos lugares do
provocações, mas os curadores podiam repensar as Brasil e a disponibilização desse material de forma online
possibilidades expositivas. para que mais pessoas fossem impactadas. Num âmbito
Foi também nessa direção que se deu O rio é uma geral, possibilitou uma troca ainda mais intensa com o
serpente: tópicos para a diferença e justiça social, cenário internacional, a partir da parceria estabelecida
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