Page 12 - ARTE!Brasileiros #55
P. 12

BIENAIS FRESTAS










































            Acima, Thiago de Paula Souza, Diane Lima e Beatriz Lemos, curadores da terceira edição da Frestas -
            Trienal de Artes; na página ao lado, trabalho do coletivo Ayllu que deu base a uma das palestras do POPS



            os aFluentes                                    programa de formação online de professores, realiza-
            Foi nesse contexto que a ideia do Programa de Estudos   do em reuniões semanais entre os meses de outubro e
            ganhou forma. Quinze artistas que têm a vida e a prática   novembro de 2020. “A aprovação foi tão grande que a
            diretamente conectadas à violência colonial foram con- formação virou um curso oficial do município, contando
            vidados a participar de uma série de encontros virtuais   progressão de carreira aos professores participantes”,
            com as equipes de curadoria, produção e educativo   conta Renata Sampaio, que liderou o programa.
            da trienal. “A gente teve encontros intensos discutindo   Em cada encontro, um ou mais palestrantes se unia
            projetos, poéticas, práticas e vida”, conta Thiago. Nesse   ao grupo para discutir estratégias para o trabalho em
            espaço, os artistas puderam elaborar seus próprios   sala de aula. “A ideia não era mostrar ao professor
            projetos artísticos, que virão a compor a exposição.   como dar aula, mas sensibilizá-lo sobre assuntos que
               A partir das vivências e ideias de Castiel Vitorino   achamos de suma importância, para que o debate con-
            Brasileiro, Davi de Jesus do Nascimento, Denilson   tinue, de forma horizontal, na escola”, explica Renata.
            Baniwa, Denise Alves-Rodrigues, Ella Vieira, Gê Viana,  “O educativo dessa edição de Frestas está trabalhan-
            Iagor Peres, Jonas Van Holanda, Juliana dos Santos, Laís   do a partir de perspectivas, agentes e conceitos não
            Machado, Luana Vitra, Pedro Victor Brandão, Rebeca   hegemônicos, buscando construir relações com outras
            Carapiá, Sallisa Rosa e Ventura Profana, os encontros   áreas do conhecimento”, completa.             FOTOS: INDIARA DUARTE | COLECTIVO AYLLU / CORTESIA SESC SOROCABA
            trouxeram foco para diversas das discussões que per-  O online, porém, expandiu as fronteiras geográficas de
            meavam o pensamento curatorial. Com isso, não ape- Frestas. No Programa de Formação, possibilitou a partici-
            nas os artistas saíam das videochamadas com novas   pação de educadores e convidados de diversos lugares do
            provocações, mas os curadores podiam repensar as   Brasil e a disponibilização desse material de forma online
            possibilidades expositivas.                     para que mais pessoas fossem impactadas. Num âmbito
               Foi também nessa direção que se deu O rio é uma   geral, possibilitou uma troca ainda mais intensa com o
            serpente: tópicos para a diferença e justiça social,  cenário internacional, a partir da parceria estabelecida

            12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17