Page 17 - ARTE!Brasileiros #55
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Ao lado, uma das 10 fotos da série
                                                             Trans Guatemala, da chilena Paz
                                                             Errázuriz; e abaixo, vista geral da
                                                             exposição Universos de la materia,
                                                             parte da Bienal de Arte Paiz








                                                             Mas mesmo que haja este recorte regional, existe
                                                             uma produção feita dentro desta vasta região que
                                                             é também bastante diversa. Como surge essa
                                                             diversidade na mostra?
                                                               Sim, é uma produção muito diversa e também
                                                               muito desconhecida, por se tratar de uma região
                                                               bastante marginalizada e invisível para o circuito
                                                               global da arte contemporânea. Este circuito perde
                                                               a oportunidade de encontrar uma infinidade de
                                                               artistas incrivelmente interessantes e talentosos
                                                               e, além disso, perde a chance de se aproximar de
                                                               um fenômeno que está ocorrendo com os artistas
                                                               do altiplano e suas formas de abordar a arte con-
                                                               temporânea a partir de sua própria indigeneidade
                                                               - formas que, apesar de fazer críticas terrivelmente
                                                               profundas, são resolvidas de maneiras altamente
                                                               estéticas e poéticas.
                                                                  A diversidade também surge na mostra a partir
                                                               do momento em que decidimos que 70% das obras
                                                               seriam comissionadas, ou seja, novos projetos.
                                                               Fizemos pesquisas prévias para poder entregar aos
                                                               artistas material que culminou em uma publicação
                                                               intitulada Paraíso (re)partido, que contém uma série
                                                               de temas relevantes ao contexto, desde questões
                                                               históricas até assuntos contemporâneos.
                                                                  Os artistas estrangeiros viajaram para a Gua-
                                                               temala, o que resultou em uma série de colabo-
                                                               rações que surgiram organicamente não apenas
                                                               com artistas locais, mas também com pessoas de
                                                               outras áreas, desde guias espirituais e curandei-
                                                               ros botânicos, tecelãs de tear de cintura, poetas,
                                                               cineastas, arqueólogos forenses e advogados.
                                                               Ayrson Heráclito, por exemplo, trabalhou com
                                                               Wingston González na obra Onagulei: Mensageiro
                                                               dos ancestrais. Enfim, uma série de outros saberes
                                                               entraram na bienal e, junto com a arte, chegaram
                                                               a soluções estéticas.


                                                            * Leia em bit.ly/2RcfJRb o restante da entrevista, em que Alexia
                                                             fala sobre os artistas guatemaltecos, arte indígena e as mostras
                                                             individuais de Paz Errázuriz e Aníbal Lopez.

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