Page 30 - ARTE!Brasileiros #54
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EXPOSIÇÕES SÃO PAULO
A exposição agora em cartaz politiza a obra de Mada- onde morava, acabou também olhando para essa cena.
lena ao tematizar o universo trans, uma questão urgente A exposição, com curadoria de Samuel Titan Jr. e do
no Brasil, marcada por perseguições e assassinatos, argentino Gonzalo Aguilar, contextualiza essas relações
ao mesmo tempo em que a visibilidade delas se torna da fotógrafa, ao apresentar um imenso mapa do centro
inédita, caso de Erika Hilton, a mulher mais votada de São Paulo em uma das paredes da mostra, onde
na cidade de São Paulo nas eleições do ano passado. são vistos os principais espaços por onde Madalena
Essa politização segue a linha de A luta Yanomami, transitava: sua residência no Copan, a lavanderia na
que há três anos tratou da questão indígena através rua Nestor Pestana, a sede do Clube Bandeirante, os
da obra da fotógrafa Claudia Andujar, húngara como teatros da cidade, entre alguns pontos.
Madalena. Contudo, as duas têm características mui- O Copan, aliás, inspira a arquitetura no próprio espa-
to distintas, apesar de em comum serem fotógrafas ço, já que os painéis em cor lilás da exposição seguem
brilhantes e a fotografia ser uma estratégia essencial discretamente a forma sinuosa do edifício, ao mesmo
de ambas na comunicação com o mundo: enquanto tempo em que ele é retratado em uma série de imagens
Claudia era uma militante da causa indígena, Mada- noturnas e bastante impactantes no fundo da sala.
lena jamais caracterizou sua obra como uma atitude Nos painéis estão mais de cem imagens, a maioria
engajada. Trata-se muito mais de uma grande retratista de travestis, mas também artistas performáticos como
que, por conta de amigos artistas e vizinhos no Copan, Ney Matogrosso, Patrício Bisso e Elke Maravilha.
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