Page 55 - ARTE!Brasileiros #52
P. 55

ameaçadora, mesmo tendo cons-
                                                                              ciência de que o medo, na vida e na
                                                                              teoria freudiana, é extremamente
                                                                              mutante. Os soldados do filme Les
                                                                              Carabiniers (Tempo de Guerra), de
                                                                              Jean-Luc Godard, que servem de
                                                                              fio condutor para a instalação A
                                                                              Ordem e o Método, por exemplo,
                                                                              lançam mão das imagens coletadas
                                                                              por meio de cartões postais para
                                                                              enfrentar seu medo da guerra e da
                                                                              morte. Parece tornar-se evidente
                                                                              que, figurar ou nomear aquilo que
                                                                              nos amedronta, nos permitiria tor-
                                                                              ná-lo menos paralisante.
                                                                                 Em exposição recente, no
                                                      À espreita (Religião), 2020
                                                                              espaço paulistano Auroras, Rivane
                                                                              segue o mesmo empenho, tenta dar
                                                                              corpo à fantasia e, através desse
                                                                              processo complexo, repleto de
            os campos em vermelho, que corporificam o sangue   desvios e enganos, mostrar o efeito potente e muitas
            e testemunham de forma mais explícita a violência   vezes tranquilizador de enfrentar nossos temores. No
            contida nas imagens.                             caso específico deste trabalho, que infelizmente foi
               O caráter catártico das cenas representadas entra   pouco visto em função da pandemia (a exposição de
            de certa maneira em choque com o rigor técnico da   Nova York também exige que o espectador interessa-
            trama da tapeçaria e agrega um novo elemento ao tra- do faça um agendamento prévio para poder visitar a
            balho, remetendo de forma bastante direta à tradição   mostra), as obras nasceram de um workshop realizado
            de narrativas ligadas ao ato de tecer como forma de   paralelamente à exposição Histórias da Infância, no
            iludir o tempo e postergar a consumação de um ato de   Masp (2016). A artista pediu então que as crianças
            violência e posse sexual, protagonizadas por figuras   participantes situassem fisicamente, num determinado
            míticas como Penélope e Sherazade.               espaço arquitetônico, seus fantasmas. E a partir desses
               Se há algo em comum em todos os trabalhos reuni- desenhos criou uma série de mapas, recobertos de
            dos em Trópicos é a importância hegemônica do papel   tinta branca, a ser raspada numa espécie de caça ao
            da representação como forma de figurar uma vulnera- tesouro (ou ao medo), figurando assim um conjunto
            bilidade, fazendo, assim, com que ela se torne menos   amplo de caminhos possíveis.

                                                                                                         55
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60