Page 55 - ARTE!Brasileiros #52
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ameaçadora, mesmo tendo cons-
ciência de que o medo, na vida e na
teoria freudiana, é extremamente
mutante. Os soldados do filme Les
Carabiniers (Tempo de Guerra), de
Jean-Luc Godard, que servem de
fio condutor para a instalação A
Ordem e o Método, por exemplo,
lançam mão das imagens coletadas
por meio de cartões postais para
enfrentar seu medo da guerra e da
morte. Parece tornar-se evidente
que, figurar ou nomear aquilo que
nos amedronta, nos permitiria tor-
ná-lo menos paralisante.
Em exposição recente, no
À espreita (Religião), 2020
espaço paulistano Auroras, Rivane
segue o mesmo empenho, tenta dar
corpo à fantasia e, através desse
processo complexo, repleto de
os campos em vermelho, que corporificam o sangue desvios e enganos, mostrar o efeito potente e muitas
e testemunham de forma mais explícita a violência vezes tranquilizador de enfrentar nossos temores. No
contida nas imagens. caso específico deste trabalho, que infelizmente foi
O caráter catártico das cenas representadas entra pouco visto em função da pandemia (a exposição de
de certa maneira em choque com o rigor técnico da Nova York também exige que o espectador interessa-
trama da tapeçaria e agrega um novo elemento ao tra- do faça um agendamento prévio para poder visitar a
balho, remetendo de forma bastante direta à tradição mostra), as obras nasceram de um workshop realizado
de narrativas ligadas ao ato de tecer como forma de paralelamente à exposição Histórias da Infância, no
iludir o tempo e postergar a consumação de um ato de Masp (2016). A artista pediu então que as crianças
violência e posse sexual, protagonizadas por figuras participantes situassem fisicamente, num determinado
míticas como Penélope e Sherazade. espaço arquitetônico, seus fantasmas. E a partir desses
Se há algo em comum em todos os trabalhos reuni- desenhos criou uma série de mapas, recobertos de
dos em Trópicos é a importância hegemônica do papel tinta branca, a ser raspada numa espécie de caça ao
da representação como forma de figurar uma vulnera- tesouro (ou ao medo), figurando assim um conjunto
bilidade, fazendo, assim, com que ela se torne menos amplo de caminhos possíveis.
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