Page 52 - ARTE!Brasileiros #52
P. 52

EXPOSIÇÕES NOVA YORK


















































            Trópicos malditos, gozosos e devotos 11, 2020, algodão, lã e fibra acrílica










            em Dias assombrosos Como os atuais, Rivane      histórica, voltando”, afirma ela ao comentar a presença
            Neuenschwander coloca o dedo na ferida ao lidar, de   frequente de elementos ligados à sensação de impo-
            forma arguta e persistente, com alguns dos fantasmas   tência, angústia e temor em sua produção.
            que assolam a nossa época. São três os eixos centrais   O medo é um afeto associado à infância. E é na
            que conduzem sua exposição Trópicos Malditos, Gozo- investigação dos temores infantis que tem início a
            sos e Devotos, em cartaz até 24 de outubro na galeria   pesquisa que Rivane vem desenvolvendo há pelo menos
            nova-iorquina Tanya Bonakdar: o medo, a violência   quatro anos. Em uma série de workshops, realizados em
            sexual e a guerra. Em quatro séries de trabalhos apa- instituições como o Parque Lage (Rio) e a White Chapel
            rentemente independentes, a artista resgata temas que   (Londres), a artista pediu que as crianças revelassem  FOTOS: CORTESIA DA ARTISTA E TANYA BONAKDAR GALLERY
            fazem parte de seu repertório pessoal há algum tempo,  seus medos e ao mesmo tempo exorcizassem essas
            promovendo uma conexão ora sutil, ora explícita entre os   vulnerabilidades idealizando capas de proteção, como
            aspectos íntimos, construtivos e poéticos dos trabalhos   forma de abrigar ou afugentar seus receios. Realizou
            com a crise social e política da atualidade. “O medo é   um processo semelhante, de depuração de imagens
            uma construção também social. Ele é importante para   assustadoras, com seus filhos pequenos por meio
            mim porque a gente vê essa conexão da coisa cíclica,  de jogos de nomeação e descrição de fantasmas que

            52
   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57