Page 54 - ARTE!Brasileiros #52
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EXPOSIÇÕES NOVA YORK
uma apropriação permanente de
referências do campo da psicaná-
lise – “tem alguns conceitos psica-
nalíticos que eu pego emprestado
sem maiores compromissos con-
ceituais, acadêmicos; um vocábulo
rico que me permite fazer essas
derivas, essas brincadeiras” –,
Rivane alerta para a necessidade
de nomear, corporificar e enfrentar
os medos, em suas dimensões
íntimas ou coletivas. “A gente
acorda todo dia, inclusive lutando
contra esse medo. Então, temos
que lutar contra essa melancolia,
mas é difícil porque a destruição
é muito grande. A gente fica muito À espreita (Capeta), 2020
tocado, porque a coisa é suicidária.
A destruição é em todos os sen-
tidos. Ela é física, ela é simbólica,
acontece para todo lado. As atrocidades imorais que estupro como ato inaugural da sociedade brasileira.
eles cometem em nome de uma falsa moralidade é Esses trabalhos, sobretudo as tapeçarias, reforçam
algo estarrecedor”, acrescenta. também a importância das referências e do trabalho
E ela também tem suas raízes na história. A série coletivo na trajetória de Rivane. Decidida a transpor
Trópicos Malditos, Gozosos e Devotos, referência à essas imagens - situadas em uma tênue fronteira entre
obra com título similar de Hilda Hilst e que nomeia erotismo e agressão, desejo e violência - para outra
toda a exposição de Rivane, propõe um interessante linguagem que não apenas a pintura, a artista optou
amálgama de referências, sexuais, simbólicas e histó- por incorporar o trabalho de outros artesãos na feitura
ricas, que remetem tanto à nossa situação periférica da obra. Convidou três artistas que dominam a técnica FOTOS: CORTESIA DA ARTISTA E TANYA BONAKDAR GALLERY
como à relação predatória e violenta da nossa colo- desenvolvida por um tapeceiro uruguaio, Ernesto Aro-
nização. Inspiradas nas Shungas, gravuras eróticas ztegui, para que participassem do projeto: Elke Hülse,
japonesas do período Edo (1603-1867) e também tribu- Magalí Sánchez Vera e Jorge Soto. Num processo lento
tárias da simplificação gráfica da literatura de cordel, e cuidadoso eles transferiram por meio do tear as ima-
essas pinturas e tapeçarias são representações de gens cuidadosamente planejadas por Rivane, com um
intensos embates que remetem, segundo à artista, ao desafio pela frente: propor uma leitura pessoal para
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