Page 21 - ARTE!Brasileiros #52
P. 21
Cena de One Hundred Steps filmada em Marselha; trabalho de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca integra a MAMIFESTA 13
no campo da discussão de gênero surgiu na produção depois do seminário a arte!brasileiros conversou por
das Mujeres Públicas, enquanto questões cruciais sobre telefone também com Benjamin.
a memória - e especificamente a memória colonial e Após trabalhos sobre o frevo ou o brega em Recife,
afrobrasileira - foram tratadas na obra de Aline Motta. sobre os gêneros maloya na Ilha de Reunião (departa-
Neste ponto de sua fala, Giunta relembrou uma frase mento francês próximo à África), schlager em Munster
de Rosana Paulino, “que me disse uma coisa muito (Alemanha) e rap em Toronto (Canadá), a dupla adentra
importante relacionada com o tema deste seminário: os universos da música popular irlandesa (com suas
nas tradições cristãs e católicas, baseadas na bíblia, gaitas, cantos e sapateados) e da música norte-africana
Deus deu a natureza para os homens; nas religiões de raiz árabe em Marselha, no sul da França. Se de um
afrobrasileiras, o homem e a natureza estão juntos”. lado o filme aprofunda a pesquisa da dupla em universos
musicais marginalizados, num diálogo constante entre
irlanDa, França e norte Da áFriCa em Diálogo documentário e ficção, entre o que é cultura pop ou
Dando sequência à uma série profícua e diversa de pro- manifestação tradicional, de outro o filme parece trazer
duções audiovisuais filmadas em diferentes cantos do elementos inéditos ao trabalho de Bárbara e Benjamin.
globo, a dupla Bárbara Wagner (Brasil) e Benjamin de One Hundred Steps é, por exemplo, o primeiro filme
Burca (Irlanda/Alemanha) acaba de estrear, na manifesta que se passa em dois países distintos e que adentra de
13, em Marselha, a obra One Hundred Steps. O filme, modo contundente a história colonial europeia e africana.
de 30 minutos, foi o tema da apresentação da dupla no Segundo Bárbara, a pesquisa teve início com a apro-
seminário, que contou ainda com a exibição em primeira vação de um projeto de financiamento público do Irish
mão de trecho do trabalho. No seminário virtual, enquanto Arts Council. Surgiu, deste modo, a primeira oportuni-
Benjamin apareceu com seu celular na Escola de Música dade para a dupla desenvolver um trabalho no país natal
de Marselha, expondo o término da montagem da obra, de Benjamin. Foi na pesquisa pela região irlandesa de
Bárbara falou de sua casa sobre o processo de produção Connemara que eles se depararam com o trabalho do
do filme, iniciado ainda no final de 2019. Alguns dias documentarista irlandês Bob Quinn. “Nos anos 1980
21