Page 20 - ARTE!Brasileiros #52
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SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIA 1
Sobre La Familia en el alegre verdor, obra de Chiachia & Giannone exposta na Bienal do Mercosul
próprio título da mostra, Feminino(s). Visualidade, ações O afeto, como afirmou Giunta em entrevista recente
e afetos, a argentina ressaltou a importância desta à arte!brasileiros, não está desconectado das lutas,
diversidade estar presente na própria constituição da protestos e de uma arte que clama por mudança social.
equipe curatorial da bienal. Nesse sentido, frisou o papel “Com afetos, poderosas revoltas foram criadas”, disse.
fundamental de Fabiana Lopez, Dorota Biczel e Igor Neste sentido, Giunta apresentou no seminário uma série
Simões, que trouxeram olhares atentos à produção de trabalhos que considera representativos das temá-
artística especialmente latino-americana, mas também ticas tratadas na bienal, a começar por uma tapeçaria
de outros países do globo. Foram ao todo 25 países de Chiachio & Giannone que apresenta uma cena de
representados por mais de 70 artistas e coletivos. integração entre o homem e a natureza, onde pessoas
O termo “feminino(s)” - e não “femininas”, nem “femi- e animais fazem parte de uma mesma família - “não
nismos” - representou para Giunta essa escolha por o homem como dono, controlando a natureza, mas o
uma pluralidade de pontos de vista, nem sempre só homem em natureza”. Em seguida, a curadora apresentou
de mulheres, acreditando na “ideia da diferença como uma fotografia do coletivo feminista argentino Nosotras
multiplicidade e não como separação”. Nesse sentido, a Proponemos: “Levamos em conta os ativismos, os direi-
palavra “afeto” também ganhou espaço, ainda mais em tos das mulheres, mas também os femininos e os femi-
um momento de tamanha fragilidade com a pandemia. nismos como a necessidade de pensarmos novamente
“E quando ficamos todos isolados, foi muito importante todas as relações entre o humano e o mundo”, disse.
perguntar: como estão os artistas que estavam prestes a Ressaltando que “a luta do feminismo é uma luta pelos
viajar para Porto Alegre e não puderam ir? Então pedimos direitos sobre o próprio corpo”, ela apresentou ainda
que eles gravassem pequenos vídeos com o celular para trabalhos que tratam do feminicídio, como o de Fatima
o nosso site, o que foi muito importante. Isso criou um Pecci Carou, e das variadas formas de experimentar o
arquivo de afetos, um tipo de presença dos artistas na corpo, como nas obras de Jota Mombaça, Liuska Astete, FOTO NACHO LASPARRA
bienal que não tínhamos planejado anteriormente. São Janaina Barros, Lorraine O’Grady ou Priscila Resende.
algumas coisas boas que aconteceram.” A possibilidade de uma reestruturação da linguagem
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