Page 87 - ARTE!Brasileiros #50
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foram publicadas criando uma narrativa visual cronológi-
ca, diferente do que ocorre na visualização fragmentada
dessas imagens nas páginas dos aplicativos. Daí, olhar
para elas e categorizá-las dentro de filtros estéticos,
categorias que estou propondo”. Para armazenar milhões
de imagens e respectivas legendas, Didiana aprofunda
sua pesquisa junto à equipe do Inova uSp, usando inteli-
gência artificial e aprendizagem de máquina para treinar
os robôs para que façam a classificação de imagens
dentro de um critério estético. “Os classificadores de
imagens que existem no mercado são todos com viés
comercial ou de vigilância e eu não estou interessada
nesse perfil, nem nesse tipo de rotulação”.
Essa nova vertente é o uso da inteligência artificial
ligada à estética e à produção artística e, para a designer,
esse é o ponto. “Nem tudo está no Calendário, porque
estamos finalizando a parte das classificações de ima-
gens e aprimorarando o processo”. Didiana vai afinar as As imagens
imagens e fazer curadoria assistida, como ela diz, com entram no
mapeamento
seus amigos robôs nas categorias estéticas relevantes. a partir de
Devido ao risco de caírem no esquecimento, diante do hashtags
fluxo de superprodução e veiculação nas redes às quais específicas
pertencem, as imagens são catalogadas e arquivadas, do Instagram
a partir da análise de algumas hashtags. O site captura,
indexa e publica diariamente três imagens mais curtidas
com hashtags #designativista, #desenhospelademocra-
cia, #mariellepresente, #coleraalegria. Marielle, segundo No site do Calendário pode-se visualizar trabalhos de
Didiana, é uma hashtag importante pelo número de profissionais e de cidadãos comuns, com intervenção e
imagens e pelos vários ativismos contidos não só de memes. “Os memes são incríveis, marcam o imediatismo
cunho político, mas também pela questão do negro no da cultura visual das redes, feitos a partir de imagens
Brasil, racismo e questões de gênero. “A ideia é que as propriadas da grande mídia, normalmente imagens jor-
pessoas possam consultar o Calendário para outras nalísticas que falam do dia a dia”. Didiana não considera
questões como jornalismo, sociologia, política, arte.” essas imagens as mais adequadas para serem investiga-
Considera-se que as hashtags estabelecidas como filtro das, uma vez que já são discutidas por pesquisadores da
de busca são representativas das dissidências e das comunicação. Ela se interessa pelas colagens e ilustrações
manifestações coletivas frente ao momento atual da digitais, tipografias e ilustrações vernaculares. Há resgate
nossa história. de coisas da cultura popular, de caligrafia, de ilustrações
Em que afinal diferem as imagens postadas no Ins- do cordel que são trazidas para a contemporaneidade.
tagram e as do Calendário Dissidente? “Na verdade no Essas imagens, segundo a designer, apresentam
Instagram você está sujeito a visualizar as imagens das novos paradigmas para o estudo do design de comuni-
pessoas que você segue, pode até seguir uma hashtag, cação da era pós-internet. Por varredura algorítmica, o
mas as imagens que vão aparecer são as que o algoritmo Calendário rastreia os principais temas relacionados às
selecionou dentro do seu grupo de seguidores”. Didia- imagens do dia e oferece ao usuário os filtros temáticos
na lembra o que aconteceu com essa pesquisa no seu correspondentes.
Instagram. “Ele falava de uma estética na minha bolha e A segunda fase do projeto apresentará uma curado-
isso não me interessa. Eu ampliei os dados qualitativos ria de imagens, selecionadas a partir de seis categorias
e descobri artistas anônimos no Brasil todo. Essa é a estéticas preestabelecidas: factuais; ilustração digital;
riqueza do trabalho, é você ampliar o vocabulário com ilustração manual; tipografia digital; tipografia vernacular
uma mostra maior que sem a inteligência artificial eu e apropriação. Esta etapa está prevista para ir ao ar em
não teria como fazer.” junho deste ano. Agora é esperar.
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