Page 84 - ARTE!Brasileiros #50
P. 84
LIVRO FOTOGRAFIA
digitais. O obstáculo do método, por sua vez, era a
escassez de equipamentos e o ambiente de trabalho.
Era contaminado, cheio de pequenas partículas de
poeira do lodo seco que poderiam danificar os equipa-
mentos, significando que qualquer ferramenta teria que
ser doada, e não emprestada. Incrédulo, novamente,
Takahashi enviou um pedido à web. Os apetrechos
foram oferecidos em poucas horas, alguns por totais
desconhecidos do fotógrafo, outros por colegas e
professores de sua escola de fotografia.
Conforme o processo de limpeza e digitalização
começou a caminhar tranquilamente, com 20 a 80
voluntários comparecendo todos os finais de semana,
as fotografias reproduzidas começaram a se acumular.
Dessa forma foi criado um espaço para devolvê-las aos
proprietários. Elas foram indexadas e reunidas de volta
em álbuns físicos, com três imagens em suas capas para
Fotografias resgatadas são penduradas para identificação pelo antigo dono, fornecendo o retorno
secar em uma sala de aula em Yamamoto-cho, de uma parcela daquilo que lhes foi
na área mais ao sul da província de Miyagi usurpado pelo desastre. Até 2014,
pelo menos 300 mil fotografias
físicas haviam sido retornadas aos
seus donos. Talvez, assim como
a personagem Hana, do escritor
Amós Oz, as pessoas se apeguem
à memória como alguém que se
agarra a um parapeito, num lugar
alto, e numa época em que as coi-
sas são tão efêmeras elas confiam CREDITO IMAGENS XXXXXXXXXXXX
lembranças a dispositivos externos
porque querem deixar provas que
as identifiquem.
08/04/2020 23:05
BOOK_ARTE_50.indb 84 08/04/2020 23:05
BOOK_ARTE_50.indb 84