Page 84 - ARTE!Brasileiros #50
P. 84

LIVRO FOTOGRAFIA

































                                                                  digitais. O obstáculo do método, por sua vez, era a
                                                                  escassez de equipamentos e o ambiente de trabalho.
                                                                  Era contaminado, cheio de pequenas partículas de
                                                                  poeira do lodo seco que poderiam danificar os equipa-
                                                                  mentos, significando que qualquer ferramenta teria que
                                                                  ser doada, e não emprestada. Incrédulo, novamente,
                                                                  Takahashi enviou um pedido à web. Os apetrechos
                                                                  foram oferecidos em poucas horas, alguns por totais
                                                                  desconhecidos do fotógrafo, outros por colegas e
                                                                  professores de sua escola de fotografia.
                                                                     Conforme o processo de limpeza e digitalização
                                                                  começou a caminhar tranquilamente, com 20 a 80
                                                                  voluntários comparecendo todos os finais de semana,
                                                                  as fotografias reproduzidas começaram a se acumular.
                                                                  Dessa forma foi criado um espaço para devolvê-las aos
                                                                  proprietários. Elas foram indexadas e reunidas de volta
                                                                  em álbuns físicos, com três imagens em suas capas para
                  Fotografias resgatadas são penduradas para      identificação pelo antigo dono, fornecendo o retorno
                  secar em uma sala de aula em Yamamoto-cho,                       de uma parcela daquilo que lhes foi
                  na área mais ao sul da província de Miyagi                       usurpado pelo desastre. Até 2014,
                                                                                   pelo menos 300 mil fotografias
                                                                                   físicas haviam sido retornadas aos
                                                                                   seus donos. Talvez, assim como
                                                                                   a personagem Hana, do escritor
                                                                                   Amós Oz, as pessoas se apeguem
                                                                                   à memória como alguém que se
                                                                                   agarra a um parapeito, num lugar
                                                                                   alto, e numa época em que as coi-
                                                                                   sas são tão efêmeras elas confiam   CREDITO IMAGENS XXXXXXXXXXXX
                                                                                   lembranças a dispositivos externos
                                                                                   porque querem deixar provas que
                                                                                   as identifiquem.









                                                                                                                08/04/2020   23:05
         BOOK_ARTE_50.indb   84                                                                                 08/04/2020   23:05
         BOOK_ARTE_50.indb   84
   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89