Page 83 - ARTE!Brasileiros #50
P. 83

A MEMÓRIA DAS





                  ÚLTIMAS COISAS




                  E DEPOIS





                                                                          Os esforços, mostrados no
                                                                          livro Tsunami, Photographs
                                                                          and Then, para preservar a
                                                                          memória através da fotografia
                                                                          depois do Sismo de Sendai


                                                                          por miguel groisman





                  “Certo, Certo. não esqueçam o que voCês verão aqui”.   Antes disso, sua maior esperança para evitar a inér-
                     Esse foi o comentário feito por um dos frequenta- cia diante da tragédia, era viajar até uma das áreas
                  dores do barzinho Kobune a Munemasa Takahashi, em   menos afetadas na província, gastar dinheiro com os
                  26 de abril de 2011, depois dele contar que não estava   comerciantes locais e tentar movimentar um pouco a
                  na província de Miyagi (Japão) como mais um volun- economia do lugar.
                  tário, colaborando no local que havia sido atingido um   “Por favor, me avisem se vocês puderam colaborar”,
                  mês e meio antes da sua visita, por um terremoto de   dizia uma mensagem espalhada pelas redes oito dias
                  magnitude 9.1, e que movimentou muralhas de água   depois de sua visita. Era um chamado por voluntários
                  que bombardearam a costa da ilha.               para integrarem os esforços de limpeza e catalogação
                     Takahashi, que havia estudado fotografia e construído   das fotos - retratos de família, registros caseiros etc. -
                  uma vida em torno dela, se sentia desamparado com   levadas pelo tsunami e eventualmente resgatadas pelo
                  sua impotência diante do desastre. “Quando eletrici- SDF (Forças de Autodefesa).
                  dade, gás e água pararam, quando não havia comida   Respondendo à convocação, Takahashi entrou
                  ou combustível e não havia como se aquecer, não havia   em contato com o Professor Kuniomi Shibata, que
                  nada que a fotografia pudesse fazer para ajudá-los. As   conduzia o projeto Memory Salvage (Salvamento da
                  fotografias pareciam documentar e entregar as cenas   Memória), sob supervisão da Corporação FUJIFILM.
                  do terrível evento às pessoas em lugares seguros”, ele   Neste momento, os voluntários ainda trabalhavam na
                  viria a explicar, sobre a cobertura da tragédia em ima- sala de Shibata, na Universidade Feminina de Otsuma,
                                    gens, no prólogo do livro Tsunami,  e haviam barreiras a serem contornadas para que as
                                    Photographs and Then, organizado   pessoas pudessem procurar pelas fotografias em
                  As fotografias    posteriormente por ele num esfor- seus computadores - mais tarde dois softwares foram
                   são integrantes   ço de retratar a construção dos   desenvolvidos para que as imagens pudessem ser
                  do projeto Lost &
                   Found e podem    projetos Memory Salvage e Lost   encontradas de acordo com reconhecimento facial e
                   ser encontradas   & Found em uma publicação bilín- área em que foram resgatadas. Era necessário digita-
                   no livro Tsunami,   gue - japonês e inglês - oferecendo   lizá-las. Contudo, o fornecimento de eletricidade era
                   Photographs and   ricos detalhes, entrevistas com   escasso e irregular, o que significa que eles precisavam
                  Then. Cortesia
                  de Munemasa       visitantes das exibições e, claro,  de uma maneira para fazê-lo sem depender da fonte de
                  Takahashi.        algumas das imagens expostas.  alimentação inconsistente, ou seja, utilizando câmeras


                                                                                                              83





                                                                                                                08/04/2020   23:05
         BOOK_ARTE_50.indb   83
         BOOK_ARTE_50.indb   83                                                                                 08/04/2020   23:05
   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88