Page 83 - ARTE!Brasileiros #50
P. 83
A MEMÓRIA DAS
ÚLTIMAS COISAS
E DEPOIS
Os esforços, mostrados no
livro Tsunami, Photographs
and Then, para preservar a
memória através da fotografia
depois do Sismo de Sendai
por miguel groisman
“Certo, Certo. não esqueçam o que voCês verão aqui”. Antes disso, sua maior esperança para evitar a inér-
Esse foi o comentário feito por um dos frequenta- cia diante da tragédia, era viajar até uma das áreas
dores do barzinho Kobune a Munemasa Takahashi, em menos afetadas na província, gastar dinheiro com os
26 de abril de 2011, depois dele contar que não estava comerciantes locais e tentar movimentar um pouco a
na província de Miyagi (Japão) como mais um volun- economia do lugar.
tário, colaborando no local que havia sido atingido um “Por favor, me avisem se vocês puderam colaborar”,
mês e meio antes da sua visita, por um terremoto de dizia uma mensagem espalhada pelas redes oito dias
magnitude 9.1, e que movimentou muralhas de água depois de sua visita. Era um chamado por voluntários
que bombardearam a costa da ilha. para integrarem os esforços de limpeza e catalogação
Takahashi, que havia estudado fotografia e construído das fotos - retratos de família, registros caseiros etc. -
uma vida em torno dela, se sentia desamparado com levadas pelo tsunami e eventualmente resgatadas pelo
sua impotência diante do desastre. “Quando eletrici- SDF (Forças de Autodefesa).
dade, gás e água pararam, quando não havia comida Respondendo à convocação, Takahashi entrou
ou combustível e não havia como se aquecer, não havia em contato com o Professor Kuniomi Shibata, que
nada que a fotografia pudesse fazer para ajudá-los. As conduzia o projeto Memory Salvage (Salvamento da
fotografias pareciam documentar e entregar as cenas Memória), sob supervisão da Corporação FUJIFILM.
do terrível evento às pessoas em lugares seguros”, ele Neste momento, os voluntários ainda trabalhavam na
viria a explicar, sobre a cobertura da tragédia em ima- sala de Shibata, na Universidade Feminina de Otsuma,
gens, no prólogo do livro Tsunami, e haviam barreiras a serem contornadas para que as
Photographs and Then, organizado pessoas pudessem procurar pelas fotografias em
As fotografias posteriormente por ele num esfor- seus computadores - mais tarde dois softwares foram
são integrantes ço de retratar a construção dos desenvolvidos para que as imagens pudessem ser
do projeto Lost &
Found e podem projetos Memory Salvage e Lost encontradas de acordo com reconhecimento facial e
ser encontradas & Found em uma publicação bilín- área em que foram resgatadas. Era necessário digita-
no livro Tsunami, gue - japonês e inglês - oferecendo lizá-las. Contudo, o fornecimento de eletricidade era
Photographs and ricos detalhes, entrevistas com escasso e irregular, o que significa que eles precisavam
Then. Cortesia
de Munemasa visitantes das exibições e, claro, de uma maneira para fazê-lo sem depender da fonte de
Takahashi. algumas das imagens expostas. alimentação inconsistente, ou seja, utilizando câmeras
83
08/04/2020 23:05
BOOK_ARTE_50.indb 83
BOOK_ARTE_50.indb 83 08/04/2020 23:05