Page 85 - ARTE!Brasileiros #50
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Como escreveu
                                                                                        certa vez o
                                                                                        pesquisador
                                                                                        Boris Kossoy,
                                                                                        “desaparecidos
                                                                                        os cenários,
                                                                                        personagens e
                                                                                        monumentos,
                                                                                        sobrevivem,
                                                                                        por vezes, os
                                                                                        documentos”





                  hopeless box                                    as pessoas atingidas pelo tsunami que fugisse de uma
                  As fotos chegavam ao projeto lavadas, encharcadas e até   história recheada com números que involuntariamente
                  completamente obliteradas. Por um tempo, aquelas dani- seria traduzida em um conto sobre tragédia ou uma
                  ficadas consideravelmente, cujo estado era praticamente   alegoria forçosa sobre esperança diante do caos. Lost
                  impossível de passar por restauro, eram designadas para   & Found - com registros fornecendo ricas eminências
                  o Hopeless Box (“caixa sem esperança”), uma solução   de história, abraçando uma constelação maior do que
                  para deixá-las intactas até que a equipe descobrisse qual   nos resta da tragédia e também imagens visualmente
                  seria seu destino, embora cada vez mais colaboradores   impressionantes como resultado da sua deformação quí-
                  expressassem que seria melhor simplesmente descartá- mica - fornece um espaço de suspensão nessa dicotomia.
                  -las. Com o andar da campanha, uma questão que ainda
                  martelava a cabeça dos organizadores era a possibilidade   por que FotograFamos?
                  de fornecer um retorno financeiro para a comunidade  “Por que as pessoas estão sempre tirando fotos?” é uma
                  afetada. Um esquema de moradias temporárias começava   questão que parece assolar recorrentemente Mune-
                  a ser implementado e necessitava verbas para custear  masa Takahashi, pelo menos ao longo da escrita do
                  sua construção e seus trabalhadores. Eles concordavam   livro Tsunami, Photographs and Then.
                  que era significativo mostrar esses registros a quem não   A fotografia cria uma realidade que existe precisamente
                  podia visitar o acervo.                         nela, nem antes, nem fora dela, fornece um traço indicial
                     Uma resolução foi expor as fotos que outrora esta- de quem esteve lá, como se pareciam. Walter Benjamin
                  vam perdidas, surgindo assim o Lost & Found Project,  afirmaria que “no culto da lembrança dos seres queridos,
                  levando-as da Galeria Internacional da Fotografia, no   afastados ou desaparecidos, o valor de culto das imagens
                  Japão, até o Centro para Fotografia Contemporânea, na   encontra-se o último refúgio. Na expressão fugidia de um
                  Austrália, e a Fundação Aperture, nos Estados Unidos.  rosto humano, nas fotos antigas, pela última vez emana
                  “Nós optamos por exibir as fotos em um formato de   aura. É isso que lhes empresta aquela melancólica beleza,
                  exposição porque queríamos que as pessoas as vissem   que não pode ser comparada a nada”.
                  pessoalmente, não através de material impresso ou   & Found sejam bem recebidas pelos visitantes, talvez
                                                                     Caso as fotografias agrupadas para o projeto Lost
                  da Internet”, relata Takahashi, notando também que
   CREDITO IMAGENS XXXXXXXXXXXX  ainda se faziam perguntas como: “E se não pudermos   essas fotografias simbolizaram, se distanciando de
                  logo antes da exposição sair do papel os organizadores
                                                                  seja possível falar de uma ressignificação daquilo que
                  arrecadar dinheiro suficiente para as habitações tem- um exclusivo testemunho de desastre, voltando a se
                                                                  aproximar de um canalizador das questões universais
                  porárias? E se for eticamente errado mostrar as fotos
                                                                  do ser humano; como escreveu Ursula Le Guin, do que
                  publicamente?”. Seguindo o sentido oposto, a mostra
                  se tornou uma forma de entregar uma narrativa sobre
                                                                  há “no ventre do tempo, e morte, e chance”.
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