Page 93 - ARTE!Brasileiros #49
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– e socialmente mágica – é a de ser um imaginário da arte com um patrimonialismo benevolente e
instituinte que, ao possibilitar que reconheça a canibal que tudo consome porque tudo compra.
si própria a coletividade interessada e capaz de Por isso, ao final de SUTUR|AR LIBERT|AR, não
interpretá-las, institui uma espécie de comunidade vender Voltarei e serei milhões para algum dos
semântica cujos laços sociais, políticos e estéti- muitos colecionadores que a disputavam e, alter-
cos são experimentados através das alegorias de nativamente, doá-la ao Museu da Maré, é um gesto
Marcela Cantuária. Nossos universos simbólicos político que enuncia uma posição compromissada
são povoados pelos imaginários que as pinturas com a dor e sua terapêutica para além de uma
performam e pelxs corpxs por eles imantados: alegorização extrativista.
diante de tanta gente e tanta voz, nos sentimos É o que reivindica a artista quando, depois da
menos sós. doação, incide sobre nossas responsabilidades
Enquanto institui uma comunidade com a qual quanto ao endereçamento social da arte que
podem se identificar sujeitos diversos (inclusive produzimos: «doe a quem doer».
aqueles que ocupam posições sociais contradi-
FOTOS VICENTE DE MELLO milita junto às Brigadas Populares – busca pavi- 1 Alejandro Jodorowsky sobre o Tarot de Marselha. Trecho retirado
tórias entre si), Marcela Cantuária – que há anos
dos extras do filme A Montanha Sagrada.
mentar trajetórias político-econômicas singulares
2 Alejandro Jodorowsky e Marianne Costa. The way of Tarot: the
para sua obra, visando friccionar a cumplicidade
spiritual teacher in the cards (2004). Tradução da autora.
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