Page 90 - ARTE!Brasileiros #49
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ARTISTA MARCELA CANTUÁRIA






             MARCELA CANTUÁRIA:


             DOE A QUEM DOER





             ARTISTA APRESENTA A EXPOSIÇÃO LA LARGA NOCHE DE LOS 500 AÑOS ATÉ
             20 DE DEZEMBRO DE 2019, NA GALERIA GENTIL CARIOCA, NO RIO DE JANEIRO


             POR CLARISSA DINIZ




             NO CENTRO DA EXPOSIÇÃO SUTUR|AR LIBERT|AR  —      Rainhas (2018) – quatro mulheres cujas potências são
             individual de Marcela Cantuária apresentada no Centro   alegorizadas como atualização e refundação dos arqué-
             Municipal de Arte Hélio Oiticica em julho —, estava a   tipos das damas do Tarot. Como alegorias, sustentam-se
             mandala de Tarot desenvolvida por Alejandro Jodo-  sobre a força simbólica e social de elementos como
             rowsky com a intenção de dar a ver sua simultânea   pombos, foices, biquínis ou balaclavas, pintados, por
             unidade e pluralidade: “O Tarot tem que ser visto. (...) É   sua vez, como partes de um regime de intensidade de
             uma linguagem que fala do presente” , e não do futuro.   cor, de matéria e de espaço que implicam, ao mesmo
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             Interpretar  o  Tarot  é também  uma  terapêutica.   tempo, nossa retina, nosso corpo, nossa memória e
             Segundo Jodorowsky, ao nos defrontarmos com suas   nossa imaginação.
             “imagens ricas em símbolos”, devemos “rejeitar [os   Às dimensões arquetípicas femininas estavam, por sua
             significados] que são o produto da angústia e escolher   vez, combinadas alegorias de guerreiras, ativistas, mães,
             os que [nos levam] para perto da consciência divina” .   militantes e outras mulheres cujas vidas foram e são
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             É, por isso, como uma terapêutica coletiva que Marcela   sinônimo de luta por justiça social e liberdade. Dentre
             Cantuária tem encarado as imagens dos traumas e das   outras, Jovita Feitosa, Juana Azurduy, Dolores Cacu-
             feridas coloniais, elegendo, em seu vasto imaginário,   ango, Tránsito Amaguaña e Marielle Franco integram a
             aquelas às quais se dedica a interpretar, atribuindo-  série Mátria Livre (2018/19), na qual são alegorizadas
             -lhe sentidos.                                    através dos símbolos das lutas que encamparam. As
             Sua obra produz um imaginário singular ao intencional-  pinturas instituem imagens nas quais essas mulheres
             mente corromper a história hegemônica e os significa-  não são índice de uma batalha perdida, mas ícones de
             dos por ela atribuídos às memórias coletivas. Cantuária   uma territorialidade liberta e matriarcal: historicidade
             provoca glitches e torna falhas as imagens legadas pelo   pautada num porvir por elas já habitado na medida
             mundo colonial, arregaçando o necessário espaço simbó-  em que foram suas histórias que o constituíram e que
             lico por onde brotam suas alegóricas pinturas. Constituí-  permitiram com que chegasse até aqui na forma de um
             das a partir de colagens de imagens diversas, retiradas de   futuro em luta.
             contextos distintos e ressignificadas sob a singularidade   Não à toa, Voltarei e serei milhões – frase do revolucio-
             do regime estético-político de suas pinturas, as alegorias   nário indígena Tupac Katari – torna-se o título da pintura
             da artista disputam a historicidade vigente, ocupando-a   que Cantuária dedica a Marielle Franco, a qual, sentada
             com heroínas, anônimos e memórias que têm sido dela   numa cadeira-trono de mãe de santo que se tornou ícone
             programaticamente excluídas.                      dos Panteras Negras (simbolizados, por sua vez, por uma
                                   ***                         pantera aos pés da personagem central), segura a cabeça
             Eram muitas as alegorias reunidas em  SUTUR|AR    do governador Wilson Witzel numa lança enquanto, no
             LIBERT|AR.                                        peito, sustenta a imagem da Favela da Maré.
             Em volta da mandala estavam as pinturas da série   Do vasto conjunto de alegorias propostas por Marcela


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