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ARTISTA MARCELA CANTUÁRIA
MARCELA CANTUÁRIA:
DOE A QUEM DOER
ARTISTA APRESENTA A EXPOSIÇÃO LA LARGA NOCHE DE LOS 500 AÑOS ATÉ
20 DE DEZEMBRO DE 2019, NA GALERIA GENTIL CARIOCA, NO RIO DE JANEIRO
POR CLARISSA DINIZ
NO CENTRO DA EXPOSIÇÃO SUTUR|AR LIBERT|AR — Rainhas (2018) – quatro mulheres cujas potências são
individual de Marcela Cantuária apresentada no Centro alegorizadas como atualização e refundação dos arqué-
Municipal de Arte Hélio Oiticica em julho —, estava a tipos das damas do Tarot. Como alegorias, sustentam-se
mandala de Tarot desenvolvida por Alejandro Jodo- sobre a força simbólica e social de elementos como
rowsky com a intenção de dar a ver sua simultânea pombos, foices, biquínis ou balaclavas, pintados, por
unidade e pluralidade: “O Tarot tem que ser visto. (...) É sua vez, como partes de um regime de intensidade de
uma linguagem que fala do presente” , e não do futuro. cor, de matéria e de espaço que implicam, ao mesmo
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Interpretar o Tarot é também uma terapêutica. tempo, nossa retina, nosso corpo, nossa memória e
Segundo Jodorowsky, ao nos defrontarmos com suas nossa imaginação.
“imagens ricas em símbolos”, devemos “rejeitar [os Às dimensões arquetípicas femininas estavam, por sua
significados] que são o produto da angústia e escolher vez, combinadas alegorias de guerreiras, ativistas, mães,
os que [nos levam] para perto da consciência divina” . militantes e outras mulheres cujas vidas foram e são
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É, por isso, como uma terapêutica coletiva que Marcela sinônimo de luta por justiça social e liberdade. Dentre
Cantuária tem encarado as imagens dos traumas e das outras, Jovita Feitosa, Juana Azurduy, Dolores Cacu-
feridas coloniais, elegendo, em seu vasto imaginário, ango, Tránsito Amaguaña e Marielle Franco integram a
aquelas às quais se dedica a interpretar, atribuindo- série Mátria Livre (2018/19), na qual são alegorizadas
-lhe sentidos. através dos símbolos das lutas que encamparam. As
Sua obra produz um imaginário singular ao intencional- pinturas instituem imagens nas quais essas mulheres
mente corromper a história hegemônica e os significa- não são índice de uma batalha perdida, mas ícones de
dos por ela atribuídos às memórias coletivas. Cantuária uma territorialidade liberta e matriarcal: historicidade
provoca glitches e torna falhas as imagens legadas pelo pautada num porvir por elas já habitado na medida
mundo colonial, arregaçando o necessário espaço simbó- em que foram suas histórias que o constituíram e que
lico por onde brotam suas alegóricas pinturas. Constituí- permitiram com que chegasse até aqui na forma de um
das a partir de colagens de imagens diversas, retiradas de futuro em luta.
contextos distintos e ressignificadas sob a singularidade Não à toa, Voltarei e serei milhões – frase do revolucio-
do regime estético-político de suas pinturas, as alegorias nário indígena Tupac Katari – torna-se o título da pintura
da artista disputam a historicidade vigente, ocupando-a que Cantuária dedica a Marielle Franco, a qual, sentada
com heroínas, anônimos e memórias que têm sido dela numa cadeira-trono de mãe de santo que se tornou ícone
programaticamente excluídas. dos Panteras Negras (simbolizados, por sua vez, por uma
*** pantera aos pés da personagem central), segura a cabeça
Eram muitas as alegorias reunidas em SUTUR|AR do governador Wilson Witzel numa lança enquanto, no
LIBERT|AR. peito, sustenta a imagem da Favela da Maré.
Em volta da mandala estavam as pinturas da série Do vasto conjunto de alegorias propostas por Marcela
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