Page 92 - ARTE!Brasileiros #49
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ARTISTA MARCELA CANTUÁRIA
ABAIXO, CORPO FECHADO, INSTALAÇÃO REALIZADA EM PARCERIA COM
MICHELLE EXU NA LAPA, 2019. AO LADO, FANTASMAS DA ESPERANÇA, 2018
destacam-se, ainda, duas que lidam diretamente exploratória, a pesquisa iconográfica de Marcela
com símbolos do poder, da colonização e da nação: Cantuária encontra símbolos e imagens que, rela-
a cruz cristã (Jamais uma estrela na bandeira do cionados, montam as alegorias que nos advertem
norte, 2019) e a bandeira do Brasil (Fantasmas da da coabitação de outras histórias nos interstícios
esperança, 2018). Fragmentadas pela alegorização da história oficial. A partir da memória de lutas
da artista, enquanto a cruz surge em partes e de passadas e da evocação das forças do porvir,
cabeça para baixo, a bandeira tem seu círculo elabora um imaginário cuja historicidade não
central descolado do plano da pintura, adquirindo se circunscreve cronológica, mas politicamente.
verso e somente voltando a encaixar-se quando Como alegorista, não “retrata” personagens ou
nosso corpo, no centro daquela espacialidade, faz “representa” momentos históricos: as matérias
coincidir as linhas de fuga da instalação. A essas das obras de Cantuária são menos as imagens do
estruturas decompostas, Cantuária sobrepõe que os imaginários – ambiciosa e insurgentemente
imagens adversas da formação e da atualidade – performados em suas alegorias.
do Brasil, contradizendo suas interpretações e Porque se fazem no âmbito dos sentidos sociais,
sentidos oficiais. essas pinturas são ofertadas à nossa “interpreta-
Como também acontece nas séries de pinturas ção” à semelhança de um baralho de Tarot, dese-
dedicadas às ditaduras na América Latina, às josamente convocando-nos a lê-las para que pos-
guerras ou ao trabalho industrial e sua relação sam, por seu turno, realizar-se. Sua força política
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