Page 64 - ARTE!Brasileiros #47
P. 64

EXPOSIÇÃO SÃO PAULO

            coleta como um explorador, normalmente em locais deca-  alimentam uma série de trabalhos. É o caso, por exemplo,
            dentes e abandonados, e registra por meio de fotografias   de uma praia, em Iguape, que está sendo comida pelo mar
            ou desenhos de observação.                         e que é fonte de vários dos trabalhos mostrados no Cen-
            Esse registro atento das paisagens e dos detalhes faz   tro Britânico. Em diversas visitas ao local ele coletou não
            parte de seu processo. Formado em artes pela Unesp   apenas cenas, mas objetos tragados pelo mar (qualquer
            no início dos anos 2000 e muitas vezes apontado como   relação com um impulso de denúncia ecológica não seria
            um dos destaques da jovem pintura brasileira, Magila   mera coincidência), posteriormente transformando esses
            tem uma trajetória bastante diversificada, marcada por   despojos numa grande instalação.
            momentos de dedicação exclusiva ao design gráfico e   Apesar da potência cromática das telas, é sempre a partir
            pela busca de uma associação entre diferentes formas   do desenho que a imagem se estrutura, numa série de relei-
            de expressão artística.                            turas até a forma final. A mescla de técnicas, a influência de
            Cadeiras vazias, escombros de bares, guarda-sóis não   suas formações em desenho técnico (pelo Liceu de Artes e
            apenas povoam suas telas criando uma cena um tanto   Ofícios) e a experiência como artista gráfico – área em que
            nostálgica, como servem de estrutura para toda a com-  trabalhou por longo tempo – deixam suas marcas na obra.
            posição. “Não pinto o objeto, pinto em volta dele”, explica.   E contribuem para criar essa sensação de uma composição
            A arquitetura vazia, os ambientes desertos são seu tema.   que não busca necessariamente uma harmonia definitiva,
            Neles nunca se vêm vestígios humanos, mas sabemos que   mas sim promover a convivência, um tanto ambígua, de
            eles estiveram por lá. Magila confessa interesse por luga-  elementos apenas aparentemente díspares. Suas pinturas
            res que têm a marca de uma certa vivência, lugares que   seduzem e desafiam os sentidos ao mesmo tempo.

















































                                                                                              SEM EIRA, NEM BEIRA,
                                                                                              2019, SILICONE E  FERRO,
                                                                                              112 X 70 X 55CM


            64




         BOOK_ARTE_47_JUNHO2019.indb   64                                                                        17/06/19   22:32
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69