Page 64 - ARTE!Brasileiros #47
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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
coleta como um explorador, normalmente em locais deca- alimentam uma série de trabalhos. É o caso, por exemplo,
dentes e abandonados, e registra por meio de fotografias de uma praia, em Iguape, que está sendo comida pelo mar
ou desenhos de observação. e que é fonte de vários dos trabalhos mostrados no Cen-
Esse registro atento das paisagens e dos detalhes faz tro Britânico. Em diversas visitas ao local ele coletou não
parte de seu processo. Formado em artes pela Unesp apenas cenas, mas objetos tragados pelo mar (qualquer
no início dos anos 2000 e muitas vezes apontado como relação com um impulso de denúncia ecológica não seria
um dos destaques da jovem pintura brasileira, Magila mera coincidência), posteriormente transformando esses
tem uma trajetória bastante diversificada, marcada por despojos numa grande instalação.
momentos de dedicação exclusiva ao design gráfico e Apesar da potência cromática das telas, é sempre a partir
pela busca de uma associação entre diferentes formas do desenho que a imagem se estrutura, numa série de relei-
de expressão artística. turas até a forma final. A mescla de técnicas, a influência de
Cadeiras vazias, escombros de bares, guarda-sóis não suas formações em desenho técnico (pelo Liceu de Artes e
apenas povoam suas telas criando uma cena um tanto Ofícios) e a experiência como artista gráfico – área em que
nostálgica, como servem de estrutura para toda a com- trabalhou por longo tempo – deixam suas marcas na obra.
posição. “Não pinto o objeto, pinto em volta dele”, explica. E contribuem para criar essa sensação de uma composição
A arquitetura vazia, os ambientes desertos são seu tema. que não busca necessariamente uma harmonia definitiva,
Neles nunca se vêm vestígios humanos, mas sabemos que mas sim promover a convivência, um tanto ambígua, de
eles estiveram por lá. Magila confessa interesse por luga- elementos apenas aparentemente díspares. Suas pinturas
res que têm a marca de uma certa vivência, lugares que seduzem e desafiam os sentidos ao mesmo tempo.
SEM EIRA, NEM BEIRA,
2019, SILICONE E FERRO,
112 X 70 X 55CM
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