Page 66 - ARTE!Brasileiros #47
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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
O MUNDO REINVENTADO DE HUDINILSON
JUNIOR PARA CONFERIR EM MOSTRA
DÂNDI, DARK, FLÂNEUR, QUALQUER ADJETIVO NÃO TRADUZ QUEM FOI O ARTISTA, A CARA DE SÃO PAULO
POR LEONOR AMARANTE
O QUE PODE A ARTE? Hudinilson Júnior sempre
fez o que bem quis e a resposta a essa irreverência
foi tornar-se um ponto fora da curva dentro do uni-
verso da arte brasileira. Sua trajetória é marcada pelo
colapso do sujeito, explosão da relação com o objeto
e radicalização de performances. Com vigor poético
sofisticado, somado às experiências corporais e rela-
cionais, Hudinilson deixa uma produção intimamente
ligada a São Paulo, seja em performances, grafites
ou arte em xerox.
Muitas de suas obras surgem na busca da simultanei-
dade entre pensamento e visualidade, como no dia em
que surpreendeu a cidade com a imagem do seu pênis
xerografada em um imenso outdoor, próximo ao parque
do Ibirapuera. As reações provocadas pelo atrevimento
apontavam para o desmonte das hierarquias do espaço
expositivo, destruição do poder de localização da obra
e ao mesmo tempo revelava a irreverência do sujeito.
Todo movimento de acionar a des – ordem perpassa
pelas obras que tomam agora os 600 metros quadra-
dos da galeria Jaqueline Martins, cuja proprietária é
LEGENDA 1 LINHA DE ?? CARACTERES OSPSODPSO DPSO também a curadora da mostra. As novidades são as
DPSOPDO SPODPSODPSODP SO DPSO DPSO DPOSPDOSPO pinturas sobre tela, realizadas quando o artista ainda
PSODPSOP DOSPDOPS ODPSDPSO DPSPP era estudante de arte na década de 1970. Uma tensão
curiosa permeia a pluralidade do trabalho de Hudinil-
son, um dos pioneiros do movimento da arte xerox no
Brasil. Melhor personagem de sua própria obra, ao
criar Exercício de me ver (1981), desorganiza o pensa-
mento crítico com a simulação do ato sexual com uma
máquina de xerox. É instigante segui-lo nessa experi-
mentação produzindo outros sentidos para o homem e ACIMA, RETRATO DE HUDINILSON EM SEU ATELIÊ, DÉCADA DE 80. NA PÁGINA
AO LADO, OBRA SEM TÍTULO DO ARTISTA, PRODUZIDA NA DÉCADA DE 80.
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