Page 58 - ARTE!Brasileiros #47
P. 58
FOTOGRAFIAS DE LARRAIN: ACIMA, AS FILHAS DO PESCADOR, LOS HORCONES, CHILE, 1956. NA OUTRA PÁGINA, DE CIMA PARA BAIXO:
ILHA DE CHILOÉ, CHILE, 1954-1955; E RUA PRINCIPAL DE CORLEONE, SICÍLIA, ITÁLIA, 1959
Chateaubriand ao lançar sua versão internacio- uma das fundadoras da Fundação Cartier-Bresson,
nal queria concorrer com americana Life e com a “para Larrain a fotografia era poesia, não era de
francesa Paris Match. modo algum uma questão documental.”
A revista foi lançada em 1957, Larrain produziu Em uma carta que escreveu a um sobrinho em
para ela pouco mais de uma dezena de reporta- 1982, Sergio Larrain disse: “Siga o seu gosto e
gens entre 1957 e 1959. Foi, então, convidado por mais nada, acredite apenas no seu gosto... Quando
Cartier-Bresson para trabalhar na Magnum, em tiver algumas fotos realmente boas, amplie e faça
Paris. A Cruzeiro Internacional acabou fechando uma pequena exposição — ou um livrinho. Mande
em 1965 por falta de anunciantes. encadernar. E, com isso, vá firmando um chão. Ao
Na França, Sergio Larrain, que era amigo de Julio mostrá-las, você se dá conta do que são, ao vê-las
Cortázar, um dia revelando os filmes que tinha feito diante dos outros — é aí que você as sente. Fazer
pelas ruas de Paris viu, ao fundo em uma foto, uma exposição é dar algo, é como dar de comer,
um casal. Ampliou o negativo e viu que o casal é bom para os outros mostrar-lhes algo feito com
fazia amor, encostado em um muro. Encontrou-se, trabalho e gosto. Não é se exibir, faça bem feito é
mais tarde, com o escritor argentino e mostrou- saudável para todos”.
-lhe a ampliação. A foto serviu como inspiração
para o conto Las babas del diablo, um dos cinco Letizia Battaglia: Palermo
publicados em 1959 no livro Las armas secretas. Até 22 de setembro
O conto, por sua vez, inspirou o diretor italiano Sergio Larrain: um retângulo na mão
Michelangelo Antonioni que fez o hoje clássico e Até 25 de agosto FOTOS: SERGIO LARRAIN/MAGNUM PHOTO
inspirador Blow-Up. Instituto Moreira Salles
Nas palavras de Sire, a curadora da mostra, que Avenida Paulista, 2424
Entrada gratuita
trabalhou na Magnum desde 1982 e é diretora e
58
BOOK_ARTE_47_JUNHO2019.indb 58 17/06/19 22:32