Page 58 - ARTE!Brasileiros #47
P. 58

FOTOGRAFIAS DE LARRAIN: ACIMA, AS FILHAS DO PESCADOR, LOS HORCONES, CHILE, 1956. NA OUTRA PÁGINA, DE CIMA PARA BAIXO:
             ILHA DE CHILOÉ, CHILE, 1954-1955;  E RUA PRINCIPAL DE CORLEONE, SICÍLIA, ITÁLIA, 1959

             Chateaubriand ao lançar sua versão internacio-  uma das fundadoras da Fundação Cartier-Bresson,
             nal queria concorrer com americana Life e com a   “para Larrain a fotografia era  poesia, não era de
             francesa Paris Match.                       modo algum uma questão documental.”
             A revista foi lançada em 1957, Larrain produziu   Em uma carta que escreveu a um sobrinho em
             para ela pouco mais de uma dezena de reporta-  1982, Sergio Larrain disse: “Siga o seu gosto e
             gens entre 1957 e 1959. Foi, então, convidado por   mais nada, acredite apenas no seu gosto... Quando
             Cartier-Bresson para trabalhar na Magnum, em   tiver algumas fotos realmente boas, amplie e faça
             Paris. A Cruzeiro Internacional acabou fechando   uma pequena exposição — ou um livrinho. Mande
             em 1965 por falta de anunciantes.           encadernar. E, com isso, vá firmando um chão. Ao
             Na França, Sergio Larrain, que era amigo de Julio   mostrá-las, você se dá conta do que são, ao vê-las
             Cortázar, um dia revelando os filmes que tinha feito   diante dos outros — é aí que você as sente. Fazer
             pelas ruas de Paris viu, ao fundo em uma foto,   uma exposição é dar algo, é como dar de comer,
             um casal. Ampliou o negativo e viu que o casal   é bom para os outros mostrar-lhes algo feito com
             fazia amor, encostado em um muro. Encontrou-se,   trabalho e gosto. Não é se exibir, faça bem feito é
             mais tarde, com o escritor argentino e mostrou-  saudável para todos”.
             -lhe a ampliação. A foto serviu como inspiração
             para o conto Las babas del diablo, um dos cinco   Letizia Battaglia: Palermo
             publicados em 1959 no livro Las armas secretas.   Até 22 de setembro
             O conto, por sua vez, inspirou o diretor italiano   Sergio Larrain: um retângulo na mão
             Michelangelo Antonioni que fez o hoje clássico e   Até 25 de agosto                              FOTOS: SERGIO LARRAIN/MAGNUM PHOTO
             inspirador Blow-Up.                         Instituto Moreira Salles
             Nas palavras de Sire, a curadora da mostra, que   Avenida Paulista, 2424
                                                         Entrada gratuita
             trabalhou na Magnum desde 1982 e é diretora e


            58




         BOOK_ARTE_47_JUNHO2019.indb   58                                                                        17/06/19   22:32
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63