Page 54 - ARTE!Brasileiros #47
P. 54

EXPOSIÇÃO SÃO PAULO















































            ACIMA, ERNESTO NETO, O SAGRADO É AMOR, 2017. NA PÁGINA SEGUINTE, A OBRA FLYING GROUP NAVE, 1999.
             E CURA BRA CURA TÉ, DE 2019, NA PÁGINA ANTERIOR




             intrinsicamente relacional de todo ser, humano e   contaminam o ambiente com odores, que propiciam
             não humano, o que Lagrou define como “estética   o encontro, que tocam, acariciam e envolvem.
             relacional ameríndia”.                      O plasticismo que se vê nas obras dos anos dos
             “Chegou a hora de ouvir pajés, babalorixás, yalo-  anos 1980 à primeira década do século 21 é des-
             rixas”, prega Neto, e a programação das ativações   lumbrante: nas formas, nos materiais, nos volumes
             abrange essas vozes silenciadas na história do Bra-  e nas dimensões. Há uma estruturação orgânica
             sil, mas que nas últimas décadas vem conquistando   em sua linguagem confortável a todos sentidos,
             espaço. Estarem agora na Pinacoteca é não só uma   o que é até raro em arte contemporânea. Mas
             proposição do artista, mas consequência da luta   a potência máxima chega agora nesse “projeto
             que esses povos vêm empreitando.            indigenista”, politizando de vez o que era discreto,
             Sopro, no entanto, vai muito além do octógono e,   e transformando Ernesto Neto em uma espécie
             nos diversos espaços onde ela ocorre, revela-se   de xamã nos tempos da cólera.
             como faz sentido na carreira de Neto a poética
             que ele defende agora.                      Ernesto Neto: Sopro
             Essa sintonia com uma cosmogonia indigenista,   30 de março a 15 de julho de 2019
             onde humano e não humano são vistos como parte   Pinacoteca de São Paulo
             de um todo, afinal é central em suas diversas ins-  Praça da Luz 2, São Paulo, SP                FOTOS: LEVI FANAN
                                                         pinacoteca.org.br
             talações, que pedem a presença do outro, que


            54




         BOOK_ARTE_47_JUNHO2019.indb   54                                                                        17/06/19   22:32
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59