Page 18 - ARTE!Brasileiros #45
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BIENAIS NAÏFS DO BRASIL 2018
A. D. SILVA, PRESIDENTE VENCESLAU, SP, REBELIÃO NO PRESÍDIO II, 2018. ACRÍLICA SOBRE PAINEL. NA PÁGINA AO LADO, ACIMA, GILDO XAVIER,
JOÃO PESSOA, RETRATO DE FAMÍLIAS, 2017, ACRÍLICA SOBRE TELA. ABAIXO GILDO XAVIER, JOÃO PESSOA, CONQUISTA, 2017, ACRÍLICA SOBRE TELA
vários rostos de mulheres, cada uma com suas do que é rotulado como “família tradicional bra-
características que fogem a um padrão. O título sileira”. A obra Conquista (2017) também entra
dela diz muito sobre como Zamaro vê a questão nesse aspecto ao mostrar um casal de mulheres
da estética feminina no âmbito das discussões que realiza o sonho de ter um filho.
dos feminismos. Esses são só alguns exemplos de como as discus-
Duas obras de Gildo Xavier trazem a temática sões da contemporaneidade se fazem presentes
LGBT à tona, tratando dela por meio de uma visão no repertório dos artistas Naïfs que passaram
sobre configurações familiares. Em Retratos de por esta edição da Bienal realizada pelo Sesc, que
Família (2017), ele pinta uma série de núcleos teve curadoria de Ricardo Resende, Juliana O.
parentais de diferentes composições, inclusive Campaneli e Armando Queiroz, além da curadoria
LGBTs, passando também por indígenas, negros educativa de Alexandre Araujo Bispo, e que não
e de religiões diversas, contrariando um padrão foi nada ingênua.
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