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BIENAIS SÃO PAULO






             ANÍBAL LÓPEZ,


             UM ESTRANHO



             NO NINHO




             ARTISTA GUATEMALTECO ANÍBAL
             LÓPEZ TEM PRESENÇA SINGULAR
             NA 33  BIENAL DE SÃO PAULO
                  a


             POR ALEXIA TALA*




             É DIFÍCIL MEDIR A INFLUÊNCIA de Aníbal López
             na arte contemporânea da Guatemala. López pro-
             põe interferências e investigações colocando as
             relações de política e economia no plano ético.
             Com isso, cria disrupções dentro da arte produzida
             até o momento.
             Assaltou uma pessoa e com esse dinheiro pagou
             o cocktail da sua exposição El Préstamo, 2000 –
             atualmente exposta na 33ª Bienal de São Paulo,
             esparramou carvão nas ruas antes do desfile de   O EFEITO ANÍBAL LÓPEZ
             aniversário do Exército guatemalteco (30 de junho   Seu raciocínio de criação é produzir fatos reais
             de 2001), transformou a instituição que expôs seu   eliminando o plano da representação, exibindo
             trabalho em cúmplice de atividade de contrabando   o paradoxal no campo da arte. O paradoxal da
             (500 caixas de contrabando, 2007). Entre outras   sua fragilidade ética ou a violência da sua imu-
             intervenções.                               nidade legal.
             Em 2014, surpreendeu à Documenta de Kassel ao   O efeito é frequentemente desorientador, pois
             levar à Europa um sicário (assassino de aluguel)   provoca grandes questionamentos: quais os
             por ele contratado a fim de responder pergun-  limites entre o bem e o mal enquanto conceitos
             tas dos visitantes. Entre elas, quanto cobra para   crus relativos à América Latina? Essa crueza se
             matar uma pessoa?, como assassina as crianças?,   comprova no deslocamento que sua obra produz
             desenvolveu um estilo para assassinar?, como era   na Documenta e na Bienal de Veneza.
             o vínculo com a polícia que o encobria?.    Assim, parece extremamente pertinente o desta-
             Testimonio, 2014, representa exemplarmente seu   que recebido na 33a Bienal de São Paulo, Afinida-
             impulso. A potência da sua obra, pode-se dizer,   des Afetivas. Não só porque a cena regional está
             consiste em “produzir cúmplices”. Assim, trazer ao   em dívida com seu reconhecimento, mas também
             plano da arte a radicalidade da própria realidade   pela semelhança de conflitos entre Guatemala,
             por meio de estratégias sofisticadas devido a sua   Brasil e seus passados recentes.
             simplicidade. López nos incrimina, nos envolve e   Referências como Aníbal, para quem foi cru-
             nos mancha nos delitos que calcula.         cial ter vivido na violenta e dividida Guatemala,


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