Page 43 - ARTE!Brasileiros #45
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de fato, tendo início. Entre tentativas de inclusão   dialoga intensamente com questões regionais, seja
                               no canon moderno, que museus e historiadores   nas formas, nos conteúdos ou mesmo nas técnicas.
                               da arte andam empreendendo como forma de    É o caso do grupo egípcio, por exemplo, que aliava
                               construir uma identidade pós-colonial global, os   à entrada na modernidade a discussão sobre arte
                               curadores preferem apontar as cinco escolas como   com caráter nacional, algo semelhante ao moder-
                               “testemunhos da diversidade” contra a noção do   nismo brasileiro. No texto “Em direção a uma
                               mundo árabe como um “fenômeno monolítico”.  arte que é especificamente egípcia”, assinado por
                               Assim, segundo Bardaouil e Fellrath, as cinco   vários membros do The Contemporary Art Group,
                               escolas são exemplo das “contradições, antagonis-  do Cairo, entre eles Abdelhadi El-Gazzar, buscavam
                               mos, desafios e realizações de várias expressões   refletir o que seria uma “arte nacional”. Para El-
                               do modernismo através de um longo século de   -Gazzar isso seria: “entender nossos específicos
                               negociações rigorosas e criações.           problemas e ter a capacidade de apresenta-los
                               De fato, sem o peso do academismo, portanto sem   com elementos do ambiente e uma mentalidade
                               ter que lutar contra algo, esses grupos aproveitam   moderna”. Em uma de suas pinturas na mostra,
                               as liberdades modernistas da representação, em   “A família”, se vê como o peso da tradição local é
                               contextos de abertura de seus próprios países   imenso, já que os adultos parecem muito maiores
                               ao Ocidente.                                que a criança na pintura e eles carregam tan-
                               No geral, quando vistos em comparação com o   tos símbolos da cultura local que sequer conse-
                               modernismo “padrão”, os trabalhos expostos são   guem ter individualidade, sem dúvida uma crítica
                               um tanto opacos, sem surpresas. Contudo, o mérito   moderna à condição local.
                               da mostra está justamente em dar visibilidade
                               em um contexto internacional uma produção que   O jornalista Fabio Cypriano viajou a Dubai a convite de Art Dubai

















































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