Page 19 - ARTE!Brasileiros #45
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NESTA PÁGINA, DA ESQUERDA PARA A DIREITA: VICTOR HUGO,
TACHE DENTELLE-MANCHA DE RENDA,LACE STAIN, E FELICIANO
CENTURIÓN, DESCANSA TU CABEZA EN MIS BRAZOS. NA PÁGINA
ANTERIOR, NO MESMO SENTIDO, VÂNIA MIGNONE, SEM TÍTULO, E
ALEJANDRO CORUJEIRA, LOS OJOS CALLADOS.
Foi. Porque no início, quando você fica colocando Cada um dos curadores escolhe uma questão que é de certa
post-it na parede, eu me dizia que se fosse muito forma muito candente na produção contemporânea e que
parecido iria um pouco em contra ao espírito da ecoa com suas próprias questões? Isso foi conversado?
coisa. E eu quis muito, em toda a Bienal, também Foi e não foi. Cada um deles seguiu uma metodo-
me desafiar. Quer dizer, não trazer muita coisa logia diferente. Uma outra intenção secundária
que eu já conhecia. Foram poucos aqueles com era que a Bienal fosse tipo uma aula de curado-
quem trabalhei neste grupo. A maioria é formada ria. Quem olhar com esse olhar vai ver que há
por pessoas ou que eu tinha admirado por muito sete metodologias curatoriais diferentes. Acho
tempo sem nunca conhecer, como a Vânia Mignone, isso interessante porque a gente pensa muito
por exemplo. a curadoria como uma coisa só. Vamos tentar
colocar dois exemplos diferentes:o Waltercio
Você se preocupou com a presença brasileira de alguma escolhia a obra, a Wura escolhia a artista.
forma? Nesse grupo a presença brasileira é um pouco maior.
Sim. Eu me coloquei cotas nas minhas escolhas E o fato de os curadores serem também artistas? O diálogo
dos curadores. Metade mulher, metade homem, se deu de forma diferente?
diferentes idades, um terço brasileiro, um terço Acho que sim. Falando a pura verdade, sinto que
latino-americano, um terço o resto do mundo. cada um deles me inspirou. Isso é uma exposição
Quer dizer, fiz esse exercício, mas eles tinham que eu nunca conseguiria fazer. Acho que eles
toda liberdade, então num determinado momento superam na capacidade de articular uma visão.
fiquei até preocupado que ia ter menos brasilei- Estou muito emocionado com o resultado e acho
ros, então nas minhas escolhas priorizei isso um que nós, curadores profissionais, estamos acos-
pouco. É chato esse trabalho, mas eu sei onde tumados a lidar com muita questão estratégica,
estou pisando. Tem uma expectativa sobre isso e pensando qual publico você vai atender fazendo
não quero obrigar o brasileiro a fazer uma repre- isso ou aquilo. A Bienal me dá o luxo de ser surpre-
sentação brasileira. Já passamos esse momento endido. Essa liberdade de articular os interesses
histórico. Então no final, acho que vai estar bem foi uma bela surpresa.
perto da minha intenção original.
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