Page 19 - ARTE!Brasileiros #45
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NESTA PÁGINA, DA ESQUERDA PARA A DIREITA: VICTOR HUGO,
                               TACHE DENTELLE-MANCHA DE RENDA,LACE STAIN, E FELICIANO
                               CENTURIÓN, DESCANSA TU CABEZA EN MIS BRAZOS. NA PÁGINA
                               ANTERIOR, NO MESMO SENTIDO, VÂNIA MIGNONE, SEM TÍTULO, E
                               ALEJANDRO CORUJEIRA, LOS OJOS CALLADOS.






                               Foi. Porque no início, quando você fica colocando   Cada um dos curadores escolhe uma questão que é de certa
                               post-it na parede, eu me dizia que se fosse muito   forma muito candente na produção contemporânea e que
                               parecido iria um pouco em contra ao espírito da   ecoa com suas próprias questões? Isso foi conversado?
                               coisa. E eu quis muito, em toda a Bienal, também   Foi e não foi. Cada um deles seguiu uma metodo-
                               me desafiar. Quer dizer, não trazer muita coisa   logia diferente. Uma outra intenção secundária
                               que eu já conhecia. Foram poucos aqueles com   era que a Bienal fosse tipo uma aula de curado-
                               quem trabalhei neste grupo. A maioria é formada   ria. Quem olhar com esse olhar vai ver que há
                               por pessoas ou que eu tinha admirado por muito   sete metodologias curatoriais diferentes. Acho
                               tempo sem nunca conhecer, como a Vânia Mignone,   isso interessante porque a gente pensa muito
                               por exemplo.                                a curadoria como uma coisa só. Vamos tentar
                                                                           colocar dois exemplos diferentes:o Waltercio
                               Você se preocupou com a presença brasileira de alguma   escolhia a obra, a Wura escolhia a artista.
                               forma? Nesse grupo a presença brasileira é um pouco maior.
                               Sim. Eu me coloquei cotas nas minhas escolhas   E o fato de os curadores serem também artistas? O diálogo
                               dos curadores. Metade mulher, metade homem,   se deu de forma diferente?
                               diferentes idades, um terço brasileiro, um terço   Acho que sim. Falando a pura verdade, sinto que
                               latino-americano, um terço o resto do mundo.   cada um deles me inspirou. Isso é uma exposição
                               Quer dizer, fiz esse exercício, mas eles tinham   que eu nunca conseguiria fazer. Acho que eles
                               toda liberdade, então num determinado momento   superam na capacidade de articular uma visão.
                               fiquei até preocupado que ia ter menos brasilei-  Estou muito emocionado com o resultado e acho
                               ros, então nas minhas escolhas priorizei isso um   que nós, curadores profissionais, estamos acos-
                               pouco. É chato esse trabalho, mas eu sei onde   tumados a lidar com muita questão estratégica,
                               estou pisando. Tem uma expectativa sobre isso e   pensando qual publico você vai atender fazendo
                               não quero obrigar o brasileiro a fazer uma repre-  isso ou aquilo. A Bienal me dá o luxo de ser surpre-
                               sentação brasileira. Já passamos esse momento   endido. Essa liberdade de articular os interesses
                               histórico. Então no final, acho que vai estar bem   foi uma bela surpresa.
                               perto da minha intenção original.


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