Page 16 - ARTE!Brasileiros #45
P. 16
BIENAIS SÃO PAULO
33 BIENAL DE SÃO PAULO,
a
LIBERDADE DE CRIAR O MUNDO
O EFEITO SURPRESA É UM DOS DIFERENCIAIS DESTA EDIÇÃO, EM QUE OS ARTISTAS-
CURADORES PRATICAMENTE NÃO INTERFEREM NO TRABALHO DO OUTRO
POR MARIA HIRSZMAN
UMA BIENAL MAIS HORIZONTAL, que privilegie o diálogo ARTE!Brasileiros — Há uma grande diferença entre o planejado
e não o pensamento único e que enfatize mais a fruição do e o real?
que o discurso: esta é a ambição da 33 Bienal de São Paulo, PÉREZ-BARREIRO — Olha, seguimos o caminho que eu pro-
a
que abre as portas para o público no dia 7 de setembro. curava, de abraçar esse processo aberto, diferente, de
Com tal intuito, algumas estratégias foram colocadas em convidar os curadores e dar-lhes liberdade para conceber
prática. Diferentemente do que ocorre tradicionalmente uma exposição. As surpresas são bem-vindas. Fazem
com os curadores assistentes, em que o trabalho se dá de parte do processo. Até porque tem muito artista que eu
forma conjunta e sob a orientação do curador geral, foram não conhecia. Acho muito positivo estar diante de uma
convidados sete artistas curadores que tiveram ampla liber- bienal que, a princípio, não se limita aos meus conhe-
dade para criar seus núcleos, sem interferência do grupo. cimentos, que são sempre parciais. Estou trabalhando
Ao curador geral, Gabriel Pérez-Barreiro, coube – além com o desconhecido e com a confiança nos curadores.
da escolha desses sete parceiros, a seleção de 12 outros Acho que todos eles fizeram um bom trabalho.
artistas que pontuam a exposição e a coordenação geral
dos trabalhos. Para chegar aos nomes finais, os critérios Ao contrário de outras dinâmicas de curadores assistentes, ou curado-
foram bastante subjetivos. Pérez-Barreiro conhecia ape- res parceiros, eles também não sabem o que o outro está trazendo...
nas dois deles, Waltercio Caldas e Alejandro Cesarco. Os Eu procurei um pouco isso. Quando você está vendo o
outros cinco (Antonio Ballester Moreno; Claudia Fontes; que seu vizinho está fazendo, isso te afeta. É normal.
Mamma Anderson e Sofia Borges) foram agregados ao E eu queria que eles trabalhassem meio sem limites e
grupo por qualidades variadas como a consistência do sem se intimidar ou pensar que deve dar uma resposta
trabalho e a capacidade de aglutinar pensamentos e obras ao que está acontecendo ao lado. Teríamos o risco de
de outros artistas. virar uma conversa, o que não era o plano.
O efeito surpresa é um dos grandes diferenciais desta
edição da mostra. Em primeiro lugar porque os artistas- Ou seja, você quer a personalidade de cada um dos blocos refor-
-curadores praticamente não interagiram e, em sua maioria, çada e não diluída?
desconhecem o que os colegas conceberam. Em segundo Muito reforçada. E como escolhi artistas bem diferen-
porque tomou-se a decisão de divulgar muito pouco sobre tes um do outro, eu não queria que eles ficassem nem
a mostra. De maneira inédita, não foi divulgada este ano a tentando fazer uma leitura do outro. O trabalho deles
lista completa dos artistas, os jornalistas não tiveram acesso é construir uma exposição. É construir o mundo. Quero
ao Pavilhão em montagem e as sínteses apresentadas tanto que cada um faça o que precisa fazer, sem interferên-
na imprensa como nos meios oficiais de comunicação são cia, nem da curadoria geral nem dos outros curadores.
excessivamente genéricas. Na entrevista abaixo, Pérez- E de fato isso foi assim e foi intencional. Não estamos
-Barreiro fala sobre suas escolhas e estratégias. construindo uma exposição única.
16
ARTEBrasileiros_44.indb 16 30/08/18 07:22