Page 16 - ARTE!Brasileiros #45
P. 16

BIENAIS SÃO PAULO






             33  BIENAL DE SÃO PAULO,
                   a

             LIBERDADE DE CRIAR O MUNDO





             O EFEITO SURPRESA É UM DOS DIFERENCIAIS DESTA EDIÇÃO, EM QUE OS ARTISTAS-
             CURADORES PRATICAMENTE NÃO INTERFEREM NO TRABALHO DO OUTRO


             POR MARIA HIRSZMAN




             UMA BIENAL MAIS HORIZONTAL, que privilegie o diálogo   ARTE!Brasileiros — Há uma grande diferença entre o planejado
             e não o pensamento único e que enfatize mais a fruição do   e o real?
             que o discurso: esta é a ambição da 33  Bienal de São Paulo,   PÉREZ-BARREIRO — Olha, seguimos o caminho que eu pro-
                                           a
             que abre as portas para o público no dia 7 de setembro.   curava, de abraçar esse processo aberto, diferente, de
             Com tal intuito, algumas estratégias foram colocadas em   convidar os curadores e dar-lhes liberdade para conceber
             prática. Diferentemente do que ocorre tradicionalmente   uma exposição. As surpresas são bem-vindas. Fazem
             com os curadores assistentes, em que o trabalho se dá de   parte do processo. Até porque tem muito artista que eu
             forma conjunta e sob a orientação do curador geral, foram   não conhecia. Acho muito positivo estar diante de uma
             convidados sete artistas curadores que tiveram ampla liber-  bienal que, a princípio, não se limita aos meus conhe-
             dade para criar seus núcleos, sem interferência do grupo.  cimentos, que são sempre parciais. Estou trabalhando
             Ao curador geral, Gabriel Pérez-Barreiro, coube – além   com o desconhecido e com a confiança nos curadores.
             da escolha desses sete parceiros, a seleção de 12 outros   Acho que todos eles fizeram um bom trabalho.
             artistas que pontuam a exposição e a coordenação geral
             dos trabalhos. Para chegar aos nomes finais, os critérios   Ao contrário de outras dinâmicas de curadores assistentes, ou curado-
             foram bastante subjetivos. Pérez-Barreiro conhecia ape-  res parceiros, eles também não sabem o que o outro está trazendo...
             nas dois deles, Waltercio Caldas e Alejandro Cesarco. Os   Eu procurei um pouco isso. Quando você está vendo o
             outros cinco (Antonio Ballester Moreno; Claudia Fontes;   que seu vizinho está fazendo, isso te afeta. É normal.
             Mamma Anderson e Sofia Borges) foram agregados ao   E eu queria que eles trabalhassem meio sem limites e
             grupo por qualidades variadas como a consistência do   sem se intimidar ou pensar que deve dar uma resposta
             trabalho e a capacidade de aglutinar pensamentos e obras   ao que está acontecendo ao lado. Teríamos o risco de
             de outros artistas.                               virar uma conversa, o que não era o plano.
             O efeito surpresa é um dos grandes diferenciais desta
             edição da mostra. Em primeiro lugar porque os artistas-  Ou seja, você quer a personalidade de cada um dos blocos refor-
             -curadores praticamente não interagiram e, em sua maioria,   çada e não diluída?
             desconhecem o que os colegas conceberam. Em segundo   Muito reforçada. E como escolhi artistas bem diferen-
             porque tomou-se a decisão de divulgar muito pouco sobre   tes um do outro, eu não queria que eles ficassem nem
             a mostra. De maneira inédita, não foi divulgada este ano a   tentando fazer uma leitura do outro. O trabalho deles
             lista completa dos artistas, os jornalistas não tiveram acesso   é construir uma exposição. É construir o mundo. Quero
             ao Pavilhão em montagem e as sínteses apresentadas tanto   que cada um faça o que precisa fazer, sem interferên-
             na imprensa como nos meios oficiais de comunicação são   cia, nem da curadoria geral nem dos outros curadores.
             excessivamente genéricas. Na entrevista abaixo, Pérez-  E de fato isso foi assim e foi intencional. Não estamos
             -Barreiro fala sobre suas escolhas e estratégias.  construindo uma exposição única.




            16




         ARTEBrasileiros_44.indb   16                                                                            30/08/18   07:22
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21