Page 64 - ARTE!Brasileiros #42
P. 64
APRESENTAÇÃO DE LEÓN FERRARI NO EVENTO 14 NOITES DE PERFORMANCE, NO SESC FÁBRICA POMPEIA, 1982
o apoia. Ao construir Berimbau, que emite som quando em Buenos Aires onde León trabalhou grande parte de
tocada, León decidi utilizar esculturas como instrumen- sua vida. Nesta mesma direção, a Itália apresenta, em
tos musicais que “dançam sua própria música”. O mú- setembro próximo, uma retrospectiva da obra de seu
sico Caito Marcondes, a convite de Michelle Brill (Grupo pai Augusto Ferrari, na Academia Albertina de Torino.
Quebranto), grava e amplifica o som dessas esculturas Quase inimaginável, no ano passado, Palabras Ajenas,
em música para dança Tarot. Algumas dessas peças es- trabalho realizado durante a Guerra do Vietnã, com
tão agora na mostra Esculturas para Ouvir, curada por trechos de discursos de políticos, papas, Hitler, Cristo,
Cauê Alves, no Museu Brasileiro da Escultura, MuBE. entre outras 108 personalidades, montadas como diá-
Em 1991, Ferrari retorna à Argentina onde dá continuida- logo entre eles, foi encenada na íntegra, com oito ho-
de a um trabalho, intenso, corajoso e provocador, só in- ras de duração junto à exposição sobre a obra no Red-
terrompido em 2013, quando morre aos 93 anos. A atem- CAT Carl Arts dentro do projeto Pacific Standard Time,
poralidade de obra de León segue viva, movimentando em Los Angeles. De lá, a ópera viajou para o Pérez Art
museus e instituições pelo mundo. A Fundación Augusto Museum de Miami, onde pode ser vista até 14 de abril.
y León Ferrari já está trabalhando o catálogo Raisonné Em paralelo O Museu Reina Sofia, em Madrid, prepara
de León com a coordenação de Andrea Wain, em par- uma itinerância pela europa para 2020. FOTO HÉLIO CAMPOS MELLO
ceria com o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, A vigência da obra de León é o testemunho de uma tra-
o MAMBA. Neste ano, abre as portas do Taller Ferrari jetória irretocável.
64
Book_ARTE42.indb 64 3/22/18 6:10 PM