Page 61 - ARTE!Brasileiros #42
P. 61

ESPECTADORES, 1981, DA SÉRIE HELIOGRÁFICAS, 100 X 100 CM  S/T, 2008, ESCULTURA COLGANTE DE CAIRELES E ALAMBRE 58 X 35 X 35 CM





                   série de trabalhos sobrepostos às fotografias de Man   nas cópias heliográficas de grandes dimensões. En-
                   Ray, reproduções de Kitagawa Utamaro e pinturas de   tre todas as obras, Ferrari se notabiliza por  La Civili-
                   Giotto e de Fra Angélico.                         zación Occidental y Cristiana, de 1965, em que coloca
                   Compõe séries caligráficas como o emblemático Cua-  Cristo crucificado sobre um avião caça-bombardeio
                   dro  Escrito,  de  1964,  desenvolvido  com  texto  com-  norte-americano, da Guerra do Vietnã. Muitos anos
                   plexo e gestual, no qual Ferrari descreve o que faria   depois,  a  mesma  peça  foi  exposta  na  mostra  León
                   se  soubesse  pintar  e  incita  reflexões  diversas.  Luis   Ferrari-Retrospectiva, curada por Andrea Giunta, no
                   Camnitzer,  crítico  uruguaio  de  fino  pensar,  ressalta   Centro  Cultural  Recoleta,  em  Buenos  Aires,  e  irrita
                   que a obra antecede as propostas comparáveis à do   o então arcebispo da cidade, Jorge Bergoglio, hoje
                   artista Joseph Kosuth. Já a crítica Mari Carmen Ra-  Papa Francisco. Seu texto incendeia a ira dos cató-
                   mírez vê no trabalho “exemplo central de particular   licos que invadem as salas e destroem alguns traba-
                   inflexão do conceitualismo latino-americano, concen-  lhos e a mostra é fechada. Três anos depois, em 2007,
                   trado mais nas relações com o contexto político da   o mesmo trabalho, com curadoria de Robert Storr, re-
                   inserção do sujeito social ativo no circuito comunica-  cebe o Leão de Ouro, na 52ª Bienal Internacional de
                   cional do que nas propriedades empíricas da lingua-  Veneza. La Civilización Occidental y Cristiana prova
                   gem”. De 1980 a 1986, o artista trabalha planos sobre   sua capacidade de resistência como agente transfor-
                   poliéster inserindo imagens de Letraset que emprega   mador através do tempo.


                                                                                                                    61


       Book_ARTE42.indb   61                                                                                   3/22/18   6:10 PM
   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66