Page 61 - ARTE!Brasileiros #42
P. 61
ESPECTADORES, 1981, DA SÉRIE HELIOGRÁFICAS, 100 X 100 CM S/T, 2008, ESCULTURA COLGANTE DE CAIRELES E ALAMBRE 58 X 35 X 35 CM
série de trabalhos sobrepostos às fotografias de Man nas cópias heliográficas de grandes dimensões. En-
Ray, reproduções de Kitagawa Utamaro e pinturas de tre todas as obras, Ferrari se notabiliza por La Civili-
Giotto e de Fra Angélico. zación Occidental y Cristiana, de 1965, em que coloca
Compõe séries caligráficas como o emblemático Cua- Cristo crucificado sobre um avião caça-bombardeio
dro Escrito, de 1964, desenvolvido com texto com- norte-americano, da Guerra do Vietnã. Muitos anos
plexo e gestual, no qual Ferrari descreve o que faria depois, a mesma peça foi exposta na mostra León
se soubesse pintar e incita reflexões diversas. Luis Ferrari-Retrospectiva, curada por Andrea Giunta, no
Camnitzer, crítico uruguaio de fino pensar, ressalta Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, e irrita
que a obra antecede as propostas comparáveis à do o então arcebispo da cidade, Jorge Bergoglio, hoje
artista Joseph Kosuth. Já a crítica Mari Carmen Ra- Papa Francisco. Seu texto incendeia a ira dos cató-
mírez vê no trabalho “exemplo central de particular licos que invadem as salas e destroem alguns traba-
inflexão do conceitualismo latino-americano, concen- lhos e a mostra é fechada. Três anos depois, em 2007,
trado mais nas relações com o contexto político da o mesmo trabalho, com curadoria de Robert Storr, re-
inserção do sujeito social ativo no circuito comunica- cebe o Leão de Ouro, na 52ª Bienal Internacional de
cional do que nas propriedades empíricas da lingua- Veneza. La Civilización Occidental y Cristiana prova
gem”. De 1980 a 1986, o artista trabalha planos sobre sua capacidade de resistência como agente transfor-
poliéster inserindo imagens de Letraset que emprega mador através do tempo.
61
Book_ARTE42.indb 61 3/22/18 6:10 PM