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EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL















           UM CURADOR DEU INÍCIOA TERAPIA de casal após      voltagem que hoje representa, eles criaram a campanha
           visitar com sua mulher a gigantesca obra One Two Three   “Estrangeiros, por favor não nos deixe sozinhos com os
           Swing!, (um, dois, três balança!) do grupo dinamarquês   dinamarqueses”, espalhando cartazes pela Dinamarca
           Superflex, composto por Bjornstjerne Christiansen,   em favor da diversidade cultural.
           Rasmus Nielsen e Jakob Fenger. Em um total de 22   Eles também já inundaram uma loja do McDonald’s,
           conjuntos de balanços conectados por um tubo cor de   neste caso simbolicamente, com o vídeo Flooded
           laranja, a instalação não pode ser usada individualmente,   McDonald’s, em 2009. Contudo, sua obra até então
           mas por duplas ou trios, já que não há assentos para   mais famosa por aqui era o Guaraná Power, criado com
           uma pessoa. “Ele contou que quando estava junto com   2003, com fazendeiros maués na Amazônia, contra o
           a mulher no balanço e eles perceberam que nem se   monopólio de grandes corporações que detém o uso
           mover juntos conseguiam mais, estava na hora de rever   dos direitos da palavra. O Guaraná Power circulou
           a vida em conjunto dos dois”, contou Christiansen, no   pelo mundo tudo, começando pela Bienal de Veneza,
           escritório do Superflex, em Copenhague, na Dinamarca.  na seção Utopia Station, organizada por Molly Nesbit,
           Desde que foi instalada, em outubro do ano passado,   Hans Ulrich Obrist e Rirkrit Tiravanija, em 2003. Na
           na Turbine Hall da Tate Modern, em Londres, o maior   Bienal de São Paulo, em 2008, a obra chegou a ser
           espaço expositivo de arte no mundo, Christiansen vem   proibida pela presidência da instituição, mas distribuída
           coletando histórias de como amigos e conhecidos se   em museus e galerias da cidade.
           relacionam com o trabalho. A instalação se completa   Com One Two Three Swing!, em cartaz até 2 de abril, o
           com um imenso carpete de cortiça, em cores extraídas   Superflex criou um espaço de interação para o publico
           das notas das libras inglesas, e um imenso pêndulo, que   de um museu como a Tate que mescla entretenimento
           paira sobre o conjunto, como se a energia das balanças   e novas formas de pensamento artístico. O crítico de
           é que o movimentasse.                             arte do jornal The Independent, Michael Glover, chamou
           “Em geral, não trabalhamos com simbolismos, mas   a proposta de “infantilismo”, mas não de forma pejora-
           para ocupar um espaço tão amplo, não houve jeito”,   tiva, porque “artistas são crianças no coração”, como
           explica o dinamarquês, justificando porque o pendulo   escreveu em seu artigo.
           tem uma máquina individual que o movimenta. Contudo,   Para brasileiros, essa forma de interação está longe de
           mesmo que no campo simbólico, ele defende que há de   ser surpresa, afinal desde Hélio Oiticica e Lygia Clark,
           fato uma energia criativa que é criada por quem parti-  como suas proposições dos anos 1960 e 1970, a função
           cipa da obra: “Aquele lugar era um centro de produção   da arte é de fato criar novas possibilidades de percepção
           de energia, e colocando tantas pessoas em conjunto,   do mundo e do outro.
           movimentando-se de forma ativa, acreditamos ser uma   Essa referência não é desconhecida do Superflex, mas
           forma de transformar as relações e, portanto, o mundo.”  Christiansen aponta no Sesc Pompeia, criado por Lina Bo
           Além da ocupação dentro da Turbine Hall, o Superflex   Bardi, uma arquitetura que de fato foi inspiradora para o
           instalou ainda vários grupos de balanços nas áreas   grupo. “Gostaríamos muito de ter esse trabalho exposto
           externas à Tate, que mesmo no intenso frio do inverno   no Sesc da Lina, ele é uma referência tão marcante que
           inglês era usado por crianças, em fevereiro passado.  está na sala onde apresentamos tudo que envolveu o
                                                             projeto”, disse ainda.
           SUBVERSIVOS                                       Desde a inauguração da Tate Modern, em 2000, artis-
           As obras do Superflex são conhecidas pela sua voltagem  tas vêm sendo comissionados a ocupar, uma vez por
           política e subversiva no mundo das artes. Em 2002,   ano, o espaço com pé direito de 26 metros por uma
           quando o tema dos imigrantes estava longe de alcançar a   extensão 155 metros com largura de 23 metros. Coube


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