Page 52 - ARTE!Brasileiros #42
P. 52

EXPOSIÇÃO ARTIGO






           releituras de A Negra, nos levando   vanguardas artísticas no Brasil   é ressaltar sua formação na
           a pensar para onde seu trabalho   com sua exposição que           Europa, na Académie Julian
           estava apontando.                é considerada um marco na        em Paris, com nomes como
           Revelando a constante disputa    história da arte moderna brasileira     André Lhote, Albert Gleizes
           teórica sobre em qual momento    e o “estopim” da Semana de Arte   e, sobretudo, Fernand Léger,
           se deu o início do movimento     Moderna de 1922, como aponta     sempre apontado como um
           moderno no Brasil, o curador     o historiador Mário da Silva Brito.  mestre da artista, inclusive no
           da exposição no MoMA, o          Tarsila não inventou a arte      catálogo da exposição no MoMA.
           venezuelano Luis Pérez-Oramas,   moderna no Brasil, mas foi,      Porém, Tarsila, na mesma
           argumenta em seu texto           Segundo Aracy Amaral, a          entrevista para Revista Veja,
           do catálogo da mostra que        “pioneira de um estilo modernista   afirmou o contrário: “Eu gostava
           o Modernismo no Brasil não       brasileiro”. O título dessa      muito da obra dele, fui muito
           surgiu nem antes e nem durante    exposição “Tarsila do Amaral:   amiga dele, mas não frequentei
           a Semana de Arte de 1922, tendo   inventando a arte moderna no    o atelier do Léger, eu era amiga
           surgido anos mais tarde, pois    Brasil”, diz muito sobre como    da mulher dele também, depois
           a modernidade, segundo ele,      o MoMA se apropria de narrativas   até inventaram que ele tinha
           consiste em coisas que vão muito   da América Latina recriando    desenhado brincos para mim,
           além de uma escaramuça elitista.   narrativas históricas e definindo   etc., imagine! Eu me inspirei em
           E diz: “O ensaio presente não se   os cânones ao longo do século XX   São Paulo mesmo, na sociedade
           propõe a resolver a questão      até os dias de hoje, como defende   fabril e foi uma novidade naquele
           do que a modernidade era ou      a historiadora Ana Avelar em     tempo, no Brasil, o que eu fiz.”
           não era no Brasil, mas examina   seu livro A raiz emocional,      Nesse sentido, ganha força
           uma artista, Tarsila – cujo      de 2014. Desta forma,            a ideia de que o modernismo
           trabalho e personalidade artística   me pergunto se o MoMA, com   brasileiro deve ser entendido
           estão inextricavelmente ligados   esta exposição da obra de Tarsila,   a partir de sua própria história
           ao destino do projeto moderno    não estaria consumindo nossa     e de uma perspectiva
           do Brasil e a imagem dessa       cultura como um antropófago.     independente, que leve em conta
           modernidade”.                    Mario de Andrade desempenhou     os múltiplos atores e fatores
            Mas o desejo pelo modernismo    um papel fundamental             que o configuraram, fugindo
           começou muito antes, alguns      no processo de legitimação       de narrativas totalizadoras
           historiadores apontam inclusive   da sua obra. Ele basicamente    e reducionistas. Essa discussão
           para o final do século XIX. Muitos   indicava através de cartas quais   deve ser ampliada e atualizada
           desses artistas (várias mulheres,   caminhos ela deveria seguir,    para entendermos como a leitura
           vale pesquisar) desapareceram,   ele defendia que era necessário   da obra de Tarsila do Amaral
           não se legitimaram nesse         manter a figura, manter           e do modernismo brasileiro
           processo modernista.             os elementos da brasilidade      podem ter mudado ao longo
           Alguns eventos antecederam       como afirmação da arte brasileira   de quase um século. Mas será
           o Modernismo Brasileiro, como    lá fora, e essa preocupação em   que a abordagem do MoMA
           a exposição de Lasar Segall,     imprimir uma identidade nacional   ao longo da história se atualiza?
           em 1913, que já flertava com      na produção artística brasileira   Então, o que de fato significa
           as vanguardas alemãs.            permanece até os dias de hoje,   a Tarsila no MoMA hoje?
           Entretanto, será Anita Malfatti,   ressoando a declaração feita por
           que depois foi praticamente      Tarsila, em 1923: “Eu quero      MoMA Museu de Arte Moderna (Nova York)
           apagada pela história, que em    ser uma pintora do meu país”.    Tarsila do Amaral: Inventing
           1917, recém-chegada da Europa,   Outro fator de legitimação       Modern Art in Brazil
                                                                             Até 3 de junho de 2018
           abriu as portas para as          sempre utilizado com Tarsila


         52


       Book_ARTE42.indb   52                                                                                   3/22/18   6:10 PM
   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57