Page 48 - ARTE!Brasileiros #42
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EXPOSIÇÃO ARTIGO






           TUPY OR NOT TUPY THAT IS THE QUESTION




           POR GUSTAVO VON HA











                Roteiros. Roteiros. Roteiros.                                Amarelo. Mas antes disso,
                Roteiros. Roteiros. Roteiros.                                a origem desta figura está nas
                                 Roteiros.                                   lendas portuguesas, tradição que
                       Oswald de Andrade,                                    foi trazida para o Brasil durante
              Manifesto Antropofágico, 1928                                  a colonização. Tarsila produziu
                                                                             esta tela no começo de 1924
           Enquanto artista sempre me                                        e escreveu à sua filha dizendo
           interessei pelas coisas que                                       que estava pintando algo “bem
           estão à margem das narrativas                                     brasileiro”, já anunciando seus
           hegemônicas, como também                                          interesses pela identidade
           pelas facetas mais ocultas de                                     nacional e pela cultura brasileira
           personagens míticos ao longo     RETRATO DE TARSILA DO AMARAL, C. 1921. IMPRESSÃO   dita genuína, não ditada pelos
           da história. Tarsila do Amaral   FOTOGRÁFICA, COLEÇÃO PEDRO CORRÊA DO LAGO, SÃO PAULO  costumes e valores europeus,
           foi um destes personagens nos                                     que seriam desdobrados
           quais me detive e investiguei    arte brasileira. A exposição     em sua fase Antropofágica.
           para desenvolver o trabalho      concentra-se na década de 1920,   Nesse sentido, A Cuca pode ser
           Projeto Tarsila, que comecei em   focando nos primeiros anos      considerada como o prenúncio
           2009 (o expressionismo abstrato   de produção da artista, quando   da sua fase Antropofágica,
           embalado pelo MoMA também        ela transitava no mundo das      é o “olhar de fora” fitando
           foi assunto de outra investigação   artes de São Paulo e Paris,   a tela A Negra que está na
           que fiz para uma exposição        reunindo mais de 100 trabalhos,   parede de frente para a entrada
           no MAC USP em 2016).             entre pinturas, desenhos         dentro do espaço expositivo.
           Tarsila do Amaral: inventando    e documentos, incluindo obras    Tarsila do Amaral e a
           a arte moderna no Brasil         icônicas e interligadas como     Antropofagia são dois temas
           (Tarsila do Amaral: Inventing    A Negra (1924), Abaporu (1928)   completamente imbricados
           Modern Art in Brazil), primeira   e Antropofagia (1929).          um no outro, dado que esse
           exposição dedicada à artista     Logo no hall de entrada da       movimento intelectual surgiu
           nos Estados Unidos, acontece     exposição, fora do espaço        formalmente em 1928 com
           agora no MoMA, em Nova           expositivo propriamente dito,    o Manifesto Antropofágico,
           York, tendo antes passado        dentro de um nicho, está a tela   escrito por Oswald de Andrade,
           pelo Art Institute of Chicago.   A Cuca, obra que representa      então marido de Tarsila,
           O MoMA expõe, não                uma personagem típica            justamente após ele entrar em
           coincidentemente, um recorte de   do folclore brasileiro, eternizada   contato com a tela  Abaporu.
           sua obra consagrada pela crítica   por Monteiro Lobato em suas    Tarsila em entrevista para
           e sedimentada pela história da   histórias do Sítio do Pica-Pau   Revista Veja, de 23 de fevereiro


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