Page 48 - ARTE!Brasileiros #42
P. 48
EXPOSIÇÃO ARTIGO
TUPY OR NOT TUPY THAT IS THE QUESTION
POR GUSTAVO VON HA
Roteiros. Roteiros. Roteiros. Amarelo. Mas antes disso,
Roteiros. Roteiros. Roteiros. a origem desta figura está nas
Roteiros. lendas portuguesas, tradição que
Oswald de Andrade, foi trazida para o Brasil durante
Manifesto Antropofágico, 1928 a colonização. Tarsila produziu
esta tela no começo de 1924
Enquanto artista sempre me e escreveu à sua filha dizendo
interessei pelas coisas que que estava pintando algo “bem
estão à margem das narrativas brasileiro”, já anunciando seus
hegemônicas, como também interesses pela identidade
pelas facetas mais ocultas de nacional e pela cultura brasileira
personagens míticos ao longo RETRATO DE TARSILA DO AMARAL, C. 1921. IMPRESSÃO dita genuína, não ditada pelos
da história. Tarsila do Amaral FOTOGRÁFICA, COLEÇÃO PEDRO CORRÊA DO LAGO, SÃO PAULO costumes e valores europeus,
foi um destes personagens nos que seriam desdobrados
quais me detive e investiguei arte brasileira. A exposição em sua fase Antropofágica.
para desenvolver o trabalho concentra-se na década de 1920, Nesse sentido, A Cuca pode ser
Projeto Tarsila, que comecei em focando nos primeiros anos considerada como o prenúncio
2009 (o expressionismo abstrato de produção da artista, quando da sua fase Antropofágica,
embalado pelo MoMA também ela transitava no mundo das é o “olhar de fora” fitando
foi assunto de outra investigação artes de São Paulo e Paris, a tela A Negra que está na
que fiz para uma exposição reunindo mais de 100 trabalhos, parede de frente para a entrada
no MAC USP em 2016). entre pinturas, desenhos dentro do espaço expositivo.
Tarsila do Amaral: inventando e documentos, incluindo obras Tarsila do Amaral e a
a arte moderna no Brasil icônicas e interligadas como Antropofagia são dois temas
(Tarsila do Amaral: Inventing A Negra (1924), Abaporu (1928) completamente imbricados
Modern Art in Brazil), primeira e Antropofagia (1929). um no outro, dado que esse
exposição dedicada à artista Logo no hall de entrada da movimento intelectual surgiu
nos Estados Unidos, acontece exposição, fora do espaço formalmente em 1928 com
agora no MoMA, em Nova expositivo propriamente dito, o Manifesto Antropofágico,
York, tendo antes passado dentro de um nicho, está a tela escrito por Oswald de Andrade,
pelo Art Institute of Chicago. A Cuca, obra que representa então marido de Tarsila,
O MoMA expõe, não uma personagem típica justamente após ele entrar em
coincidentemente, um recorte de do folclore brasileiro, eternizada contato com a tela Abaporu.
sua obra consagrada pela crítica por Monteiro Lobato em suas Tarsila em entrevista para
e sedimentada pela história da histórias do Sítio do Pica-Pau Revista Veja, de 23 de fevereiro
48
Book_ARTE42.indb 48 3/22/18 6:10 PM