Page 58 - ARTE!Brasileiros #42
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CAPA EXPOSIÇÃO
LEÓN FERRARI,
POR UM MUNDO SEM INFERNO
A GALERIA NARA ROESLER FAZ A PRIMEIRA MOSTRA INDIVIDUAL
DE ENVERGADURA APÓS A MORTE DO ARTISTA EM 2013. COM CURADORIA
DE LISETTE LAGNADO A SELEÇÃO ABRANGE O PERÍODO ENTRE 1962 E 2009
POR LEONOR AMARANTE COLABOROU PATRICIA ROUSSEAUX
COMO ENTENDER o “fenômeno poético” León A mostra paulistana é um voo panorâmico que
Ferrari? A resposta poderia vir de vozes como revela o “jovem” Ferrari como artista atempo-
a do cineasta Fernando Birri, do escritor Julio ral, homem que não perdeu tempo com críticas
Cortázar, dos críticos Andrea Giunta, Walter superficiais, rigoroso pesquisador da estética da
Zanini, da artista Regina Silveira. Alma tingida linguagem, interpretando o universo como bem
pelo desejo de justiça, a vida do artista argenti- quis. Traços poéticos, dionisíacos e anticlericais-
no se insere nas conturbadas mudanças da con- preenchem o espaço da mostra, com curadoria de
temporaneidade. Lisette Lagnado, que reuniu as obras junto com
Com obra obrigatória nos compêndios da arte Anna Ferrari, arquiteta, neta do artista e direto-
contemporânea, que oscila entre Eros e Tana- ra da Fundación Augusto y León Ferrari Arte y
tos, Ferrari tece sofisticado registro de ambos. Acervo, cuja prioridade é a preservação, catalo-
Ferrari não é unanimidade, ele e sua obra já ba- gação e divulgação da obra e dos arquivos, tanto
teram e apanharam muito, o que fez dele um de León quanto do seu pai, o arquiteto, pintor e
corajoso testemunho da destruição da substân- fotógrafo Augusto César Ferrari (1871-1970). A re-
cia das relações humanas. Ao longo de sessenta trospectiva já faz parte das ações da Fundação.
anos de arte, viveu no contrafluxo do sistema Mais de setenta trabalhos produzidos a lápis,
sendo empurrado aos infernos para emergir tinta, aquarela, arames, xerografia, heliografias
ainda mais forte. Ferrari observa o mundo e o e colagens em Braille, realizados entre 1962 e
transfigura em textos/gráficos que apontam di- 2009, revelam as preferências de Ferrari no
mensões submersas no cotidiano. Parte de sua campo artístico-político-cultural. Lisette desta- JUÍZO FINAL,
1985, COLAGEM,
obra compõe a retrospectiva León Ferrari, por ca a figura pública do artista que se tornou par- EXCREMENTOS DE
um mundo sem Inferno na Galeria Nara Roesler, te indissociável de sua extensa e multifacetada POMBAS SOBRE
REPRODUÇÃO
em São Paulo, a partir de 10 de abril. No dia 26, produção. A curadora alerta sobre o conceito de DE GRAVURA DE
MICHELANGELO,
estreia na sede nova-iorquina da galeria. ativismo, de insubordinação expresso em seus COLEÇÃO FAMÍLIA
FERRARI
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