Page 58 - ARTE!Brasileiros #42
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CAPA EXPOSIÇÃO






           LEÓN FERRARI,


           POR UM MUNDO SEM INFERNO





           A GALERIA NARA ROESLER FAZ A PRIMEIRA MOSTRA INDIVIDUAL
           DE ENVERGADURA APÓS A MORTE DO ARTISTA EM 2013. COM CURADORIA
           DE LISETTE LAGNADO A SELEÇÃO ABRANGE O PERÍODO ENTRE 1962 E 2009


           POR LEONOR AMARANTE COLABOROU PATRICIA ROUSSEAUX


















           COMO ENTENDER o “fenômeno poético” León      A mostra paulistana é um voo panorâmico que
           Ferrari? A resposta poderia vir de vozes como   revela  o  “jovem”  Ferrari  como  artista  atempo-
           a do cineasta Fernando Birri, do escritor Julio   ral, homem que não perdeu tempo com críticas
           Cortázar,  dos  críticos  Andrea  Giunta,  Walter   superficiais, rigoroso pesquisador da estética da
           Zanini, da artista Regina Silveira. Alma tingida   linguagem, interpretando o universo como bem
           pelo desejo de justiça, a vida do artista argenti-  quis. Traços poéticos, dionisíacos e anticlericais-
           no se insere nas conturbadas mudanças da con-  preenchem o espaço da mostra, com curadoria de
           temporaneidade.                              Lisette Lagnado, que reuniu as obras junto com
           Com obra obrigatória nos compêndios da arte   Anna Ferrari, arquiteta, neta do artista e direto-
           contemporânea, que oscila entre Eros e Tana-  ra  da  Fundación  Augusto  y  León  Ferrari  Arte  y
           tos, Ferrari tece sofisticado registro de ambos.   Acervo, cuja prioridade é a preservação, catalo-
           Ferrari não é unanimidade, ele e sua obra já ba-  gação e divulgação da obra e dos arquivos, tanto
           teram  e  apanharam  muito,  o  que  fez  dele  um   de León quanto do seu pai, o arquiteto, pintor e
           corajoso testemunho da destruição da substân-  fotógrafo Augusto César Ferrari (1871-1970). A re-
           cia das relações humanas. Ao longo de sessenta   trospectiva já faz parte das ações da Fundação.
           anos de arte, viveu no contrafluxo do sistema   Mais  de  setenta  trabalhos  produzidos  a  lápis,
           sendo  empurrado  aos  infernos  para  emergir   tinta,  aquarela,  arames,  xerografia,  heliografias
           ainda mais forte. Ferrari observa o mundo e o   e  colagens  em  Braille,  realizados  entre  1962  e
           transfigura em textos/gráficos que apontam di-  2009,  revelam  as  preferências  de  Ferrari  no
           mensões submersas no cotidiano. Parte de sua   campo  artístico-político-cultural.  Lisette  desta-  JUÍZO FINAL,
                                                                                                         1985, COLAGEM,
           obra compõe a retrospectiva  León Ferrari, por   ca a figura pública do artista que se tornou par-  EXCREMENTOS DE
           um mundo sem Inferno na Galeria Nara Roesler,   te indissociável de sua extensa e multifacetada   POMBAS SOBRE
                                                                                                          REPRODUÇÃO
           em São Paulo, a partir de 10 de abril. No dia 26,   produção. A curadora alerta sobre o conceito de   DE GRAVURA DE
                                                                                                         MICHELANGELO,
           estreia na sede nova-iorquina da galeria.    ativismo,  de  insubordinação  expresso  em  seus   COLEÇÃO FAMÍLIA
                                                                                                             FERRARI

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