Page 60 - ARTE!Brasileiros #42
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ALAFIA, 2005, 70 X 50 CM                                        ESPECTADORES, 1981, DA SÉRIE HELIOGRÁFICAS, 100 X 100 CM





           trabalhos. “Percebe-se logo que a chave do ’ativismo’ é   textos sagrados judaico-cristãos como perversos cha-
           redutora para explicar a monumentalidade de uma obra   mados à exclusão, à tortura e ao crime.”
           que compreende uma coleção extraordinária de repro-  Tudo o que Ferrari produziu, em diversas mídias, de-
           duções recolhidas da história da arte”.           monstra sua aguçada criatividade e picardia crônica.
           A obra de Ferrari ganha rumo na década de 1960, com   Relecturas de la Bíblia, iniciada em 1983, consiste em
           as esculturas em arame, executadas em Milão e expos-  colagens  nas  quais  justapõe  imagens  da  iconografia
           tas na galeria Pater, interpretadas como “desenhos no   religiosa cristã ou da história da arte com imagens eró-
           espaço  com  mais  luz  do  que  o  corpo,  uma  explosão   ticas orientais. Em sua série de  Brailles, perfura ilus-
           cintilante”.  Uma  instintiva  reação  à  literatura  fez  de   trações e reproduções fotográficas de obras de artis-
           Ferrari leitor de Borges, Sade, Gombrowicz, Cortázar   tas como Giotto e Michelangelo para escrever poemas
           e, nas escrituras com letras deformadas, parece recor-  ou  passagens  bíblicas  na  linguagem  dos  deficientes
           rer a eles, como na série Carta a um General, de 1963.   visuais. Ferrari se dizia influenciado pela cegueira de
           As  escrituras  revelam  um  artista  inconformado  com   Borges, que escreveu poemas de amor que o encan-
           seu tempo. Luis Pérez-Oramas, no catálogo da mostra   taram. “Um poema de amor sobre a fotografia de uma
           Alfabeto Enfurecido em que a obra de Ferrari dialoga   mulher nua, dizia Borges, significa que você tem que
           com  a  de  Mira  Schendel,  afirma  que  “as  crenças  ou   acariciar a mulher para ler o que o poema diz. Foi aí
           descrenças de Ferrari passaram a incluir uma visão de   que eu entendi a ideia”. Sob o efeito Borges, cria uma


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