Page 62 - ARTE!Brasileiros #42
P. 62

EL INFIERNO SEGÚN SAN AFONSO, 2006, CAIXA DE MADEIRA COM VIDRO PINTADO COM GLITTER, 144 X 84 X 10 CM  DA SÉRIE INFIERNOS, 2006, CAIXA COM BOSCO E SANTOS, 58.9 X 43.9 X 21.3 CM










           Em  1977,  Ferrari  e  sua  família  deixam  a  Argentina  e   procedimento para fazer seus trabalhos de inversão de
           mudam para o Brasil, com exceção de Ariel, seu filho   textos”. Durante sua vivência no Aster, ele inventou a
           mais jovem, que permanece em Buenos Aires e é mor-  exposição Gerox, uma mistura de gravura e xerox, da
           to pela repressão da ditadura militar. Para Ferrari, “a   qual Mira Schendel participa. Sob a curadoria de Wal-
           arte não se organiza a partir de formas e de estilos,   ter Zanini, Ferrari e Regina participam da 21ª Bienal de
           mas por coincidências ideológicas que levam os artis-  São Paulo, de 1981, quando o crítico dá a grande virada
           tas a agrupar-se, mesmo quando subescrevem diferen-  no conceito da Bienal. Elimina a amostragem das obras
           tes tendências estéticas”. Com esse espírito, ao chegar   por países, como Veneza, e as expõem por analogia de
           ao Brasil, onde permanece por 15 anos, se fixa em São   linguagem, como ocorre até hoje. Ambos, dentro dessa
           Paulo e se aproxima do grupo do Ateliê Aster, um lu-  novidade, põem obras em micro filme, “éramos os úni-
           gar  de  trabalho  e  convívio  que  funcionava  no  bairro   cos representantes dessa linguagem”.
           de Perdizes, dirigido por Walter Zanini, Regina Silveira,   Na sua primeira fase em São Paulo, realiza xilografias,
           Donato Ferrari e Julio Plaza. Regina lembra que Ferrari   fotocópias e retoma as esculturas de arame, iniciadas
           foi visitá-la em 1978, interessado no que ela ensinava   em 1961, que Aracy Amaral chamou de “galáxias linea-
           em litografia. “Os artistas, na época, faziam trabalhos   res”. Seu grande momento em São Paulo são as escultu-
           com imagens fotográficas, foto-mecânicas, nas matri-  ras sonoras expostas na Pinacoteca de São Paulo, quan-
           zes de pedra ou de metal. Ferrari queria aprender esse   do o crítico Fábio Magalhães, então diretor do museu,


          62


       Book_ARTE42.indb   62                                                                                   3/22/18   6:10 PM
   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67