Page 68 - ARTE!Brasileiros #42
P. 68
REPORTAGEM MULHERES
LENORA DE BARROS, BRASIL, HOMENAGEM A GEORGE SEGAL (HOMAGE TO GEORGE SEGAL), 1984
Bruna Fetter, não há registro de instituição nacio - situação é ainda mais difícil quando problemas
nal que tenha em seus acervos mais do que 30% agudos como a discriminação de gênero e raça
de obras de artistas mulheres em suas coleções. constituem o cerne do trabalho. É o caso, por
O exame da lista de artistas representados pelas exemplo, de Maria Auxiliadora (135-1974), relem-
principais galerias do País também mostra um peso brada agora pelo Masp dentro do eixo curatorial
muito maior de artistas homens. E uma pesquisa “Histórias Transatlânticas”, escolhido pelo museu
recente, divulgada pela página #arteparaquem, do para nortear sua programação de 2018 (em 2019
Instagram, revela que dentre as principais institui- será a vez da instituição se debruçar sobre a arte
ções culturais paulistanas, apenas o Vídeobrasil das mulheres). Associada de forma simplista ao
tem uma maioria de mulheres tomando decisões. rótulo de “primitiva”, a pintora autodidata desen-
Em segundo lugar estaria a Bienal, onde 73% dos volveu uma obra bastante combativa, dando visi-
postos de decisão são ocupados por homens. Nas bilidade à cultura negra e popular. Descoberta
outras, o desequilíbrio é ainda maior. pela grande crítica (Mario Schenberg e Pietro
Mas nem sempre a teia da invisibilidade é tão evi Maria Bardi) ela teve um momento de expressivo
-
dente. Muitas vezes as barreiras são mais insidio- sucesso nas décadas de 1970 e 1980, para depois
sas, mascaradas. E usualmente estão associadas cair novamente no ostracismo, para só agora ter
a outras formas de exclusão, relacionadas não esse resgate tardio e necessário.
apenas ao gênero, mas também a questões raciais A mesma instabilidade, que deixou Maria do
e geopolíticas. A celebrada chegada de Tarsila do Rosário à mercê das marés do mercado, afeta
Amaral ao Museu de Arte Moderna (MoMA), em a maioria das artistas contemporâneas. Com
Nova York, é um exemplo desse lento processo uma exposição em cartaz em Nova York e uma
de absorção das minorias pelo mainstream. A retrospectiva agendada para o mês de dezembro
68
Book_ARTE42.indb 68 3/22/18 6:10 PM