Page 68 - ARTE!Brasileiros #42
P. 68

REPORTAGEM MULHERES






































           LENORA DE BARROS, BRASIL, HOMENAGEM A GEORGE SEGAL (HOMAGE TO GEORGE SEGAL), 1984








           Bruna Fetter, não há registro de instituição nacio -  situação é ainda mais difícil quando problemas
           nal que tenha em seus acervos mais do que 30%   agudos como a discriminação de gênero e raça
           de obras de artistas mulheres em suas coleções.   constituem o cerne do trabalho. É o caso, por
           O exame da lista de artistas representados pelas   exemplo, de Maria Auxiliadora (135-1974), relem-
           principais galerias do País também mostra um peso  brada agora pelo Masp dentro do eixo curatorial
           muito maior de artistas homens. E uma pesquisa   “Histórias Transatlânticas”, escolhido pelo museu
           recente, divulgada pela página #arteparaquem, do   para nortear sua programação de 2018 (em 2019
           Instagram, revela que dentre as principais institui-  será a vez da instituição se debruçar sobre a arte
           ções culturais paulistanas, apenas o Vídeobrasil   das mulheres). Associada de forma simplista ao
           tem uma maioria de mulheres tomando decisões.  rótulo de “primitiva”, a pintora autodidata desen-
           Em segundo lugar estaria a Bienal, onde 73% dos   volveu uma obra bastante combativa, dando visi-
           postos de decisão são ocupados por homens. Nas   bilidade à cultura negra e popular. Descoberta
           outras, o desequilíbrio é ainda maior.       pela grande crítica (Mario Schenberg e Pietro
           Mas nem sempre a teia da invisibilidade é tão evi  Maria Bardi) ela teve um momento de expressivo
                                                    -
           dente. Muitas vezes as barreiras são mais insidio-  sucesso nas décadas de 1970 e 1980, para depois
           sas, mascaradas. E usualmente estão associadas   cair novamente no ostracismo, para só agora ter
           a outras formas de exclusão, relacionadas não   esse resgate tardio e necessário.
           apenas ao gênero, mas também a questões raciais  A mesma instabilidade, que deixou Maria do
           e geopolíticas. A celebrada chegada de Tarsila do  Rosário à mercê das marés do mercado, afeta
           Amaral ao Museu de Arte Moderna (MoMA), em   a maioria das artistas contemporâneas. Com
           Nova York, é um exemplo desse lento processo   uma exposição em cartaz em Nova York e uma
           de absorção das minorias pelo mainstream. A   retrospectiva agendada para o mês de dezembro


          68


       Book_ARTE42.indb   68                                                                                   3/22/18   6:10 PM
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73