Page 44 - ARTE!Brasileiros #41
P. 44

ACIMA, EISEN, DIA DE ANO NOVO [NEW YEARS DAY], 1835, XILOGRAVURA SOBRE
             PAPEL. AO LADO, GRACIELA ITURBIDE, MAGNOLIA WITH MIRROR, JUCHITÁN, 1986









             É difícil saber quais foram os critérios adotados   muito sobre os partidos tomados e as questões que
             para a adoção dos nove grupos eleitos, que vão   a curadoria procurou iluminar. Em primeiro lugar,
             do núcleo inicial, intitulado “Corpos nus” (com   há um evidente choque entre as duas esculturas.
             uma bela seleção de pinturas do gênero), ao bloco   De um lado temos uma obra clássica, com toda a
             final dedicado às “Políticas do corpo e ativismos”   nobreza do mármore, que se insere no respeito
             – abrigado no subsolo do museu –, passando por   aos preceitos acadêmicos da representação do
             capítulos como “Voyeurismos” e “Religiosidades”,   nu feminino. De outro, um belo exemplo de arte
             mas provavelmente correspondem a temas com   popular, confeccionado por um artista claramente
             presença significativa no acervo do museu.   excluído do circuito oficial da arte, cuja represen-
             Em alguns casos a significância e potência dos   tação rudimentar de um homem e uma mulher nus    FOTOS RONIN GALLERY/NY | CORTESIA GRACIELA ITURBIDE E THROCKMORTON FINE ART
             trabalhos supera as segmentações. É o caso por   num único tronco de madeira ilustra um dos temas
             exemplo de “Lado Feminino/Lado Masculino”,   mais significativos nesse mergulho na representa-
             de Chico Tabibuia, e “Sapho”, de Francisco Leo-  ção artística da sexualidade: a noção de identidade
             poldo e Silva que estão entre as obras que não se   sexual e o tema da indefinição de gênero.
             restringem à uma categoria específica e abrem   Talvez seja essa a questão mais destacada ao longo
             simbolicamente a mostra, que pode ser vista até   da exposição, presente em quase todos os subnú-
             14 de fevereiro. A escolha das duas obras revela   cleos, com um bloco inteiramente dedicado a ela


            44



         Book_ARTE41.indb   44                                                                               11/29/2017   4:51:38 AM
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49