Page 44 - ARTE!Brasileiros #41
P. 44
ACIMA, EISEN, DIA DE ANO NOVO [NEW YEARS DAY], 1835, XILOGRAVURA SOBRE
PAPEL. AO LADO, GRACIELA ITURBIDE, MAGNOLIA WITH MIRROR, JUCHITÁN, 1986
É difícil saber quais foram os critérios adotados muito sobre os partidos tomados e as questões que
para a adoção dos nove grupos eleitos, que vão a curadoria procurou iluminar. Em primeiro lugar,
do núcleo inicial, intitulado “Corpos nus” (com há um evidente choque entre as duas esculturas.
uma bela seleção de pinturas do gênero), ao bloco De um lado temos uma obra clássica, com toda a
final dedicado às “Políticas do corpo e ativismos” nobreza do mármore, que se insere no respeito
– abrigado no subsolo do museu –, passando por aos preceitos acadêmicos da representação do
capítulos como “Voyeurismos” e “Religiosidades”, nu feminino. De outro, um belo exemplo de arte
mas provavelmente correspondem a temas com popular, confeccionado por um artista claramente
presença significativa no acervo do museu. excluído do circuito oficial da arte, cuja represen-
Em alguns casos a significância e potência dos tação rudimentar de um homem e uma mulher nus FOTOS RONIN GALLERY/NY | CORTESIA GRACIELA ITURBIDE E THROCKMORTON FINE ART
trabalhos supera as segmentações. É o caso por num único tronco de madeira ilustra um dos temas
exemplo de “Lado Feminino/Lado Masculino”, mais significativos nesse mergulho na representa-
de Chico Tabibuia, e “Sapho”, de Francisco Leo- ção artística da sexualidade: a noção de identidade
poldo e Silva que estão entre as obras que não se sexual e o tema da indefinição de gênero.
restringem à uma categoria específica e abrem Talvez seja essa a questão mais destacada ao longo
simbolicamente a mostra, que pode ser vista até da exposição, presente em quase todos os subnú-
14 de fevereiro. A escolha das duas obras revela cleos, com um bloco inteiramente dedicado a ela
44
Book_ARTE41.indb 44 11/29/2017 4:51:38 AM